porcelanato-liquido aplicação

Porcelanato líquido: quanto custa, vantagens, como aplicar e duração

Neste artigo vamos conhecer em detalhes tudo sobre os pisos monolíticos que são conhecidos pelo público como porcelanato líquido. São aqueles pisos que têm uma aparência uniforme e lisa, não usam rejunte, o que promove um acabamento estético elegante e bonito.

Este tipo de piso já existe no mercado há muitos anos, e é usado em locais onde é necessária uma alta resistência a abrasivos mecânicos, produtos químicos e também onde é preciso evitar a proliferação de micróbios, como por exemplo: consultórios clínicas, centros cirúrgicos e outros.

Vamos saber mais sobre o porcelanato líquido, lendo o artigo abaixo:

O que é porcelanato líquido?

O porcelanato líquido é um tipo de piso que vem ganhando espaço na decoração de grandes ambientes e também pequenos, devido à sua beleza e praticidade.

Há um tempo atrás, era usado quase que exclusivamente em grandes empresas e indústrias, isto devido às suas características como resistência, durabilidade, facilidade de limpeza, dentre outras.

porcelanato-liquido
Foto: Cell Code

 

Atualmente ele já é usado em casas e apartamentos. As suas vantagens o destacam entre os demais pisos, por isto ele é um dos preferidos de arquitetos, designers de interiores e outros profissionais do ramo.

Tipos de porcelanato líquido

Saiba que o porcelanato líquido tem esse nome devido à sua aparência de brilhante , que lembra o porcelanato. Mas na verdade, ele é feito por uma resina, ou seja, é um revestimento sintético. Pode ser encontrado em três tipos, como veremos abaixo:

A resina poliuretano

Neste tipo de porcelanato (resina poliuretano) a uma maior resistência às mudanças climáticas, evita trincas, rachaduras ou fissuras precoces. Isto devido as dilatações e retrações naturais causadas pela variação de temperatura.

Então temos um piso de boa flexibilidade mecânica, boa resistência química, aos raios UV e a abrasão.  Por tudo isso ele é mais indicado para ambientes externos, que ficam expostas às variações climáticas.

A resina Epóxi

Possui um excelente acabamento, impermeabiliza bem a superfície, por isso impede a infiltração de micróbios. Outra característica é que essa resina é de fácil higienização.

porcelanato-liquido na cozinha
Foto: Webnode

São muito indicadas para ambientes internos, com menos exposição aos raios UV, porque podem, com o passar do tempo, amarelar e calcinar. Além disso, a epóxi é mais bonito, e de fácil manipulação, é pouco tóxica, aguenta muito tráfego de pessoas.

Esse tipo de resina é o mais usado no mercado, possui variedades de cores, o que é ideal para a decoração do ambiente.

A resina uretano

Este tipo é mais fosco e tem maior resistência física e química, esteticamente sua aparência é mais rústicas e também há poucas cores disponíveis no mercado. Outra característica é que ela aguenta grandes variações de temperatura.

É mais indicado para áreas abertas e externas, mas que tenha proteção contra os raios UV.

Como aplicar porcelanato líquido

Quando for fazer a aplicação do porcelanato líquido são necessários alguns cuidados, como por exemplo a preparação da superfície que o material vai ser aplicado. Esta etapa é crucial, porque pode interferir no resultado futuramente.

Saiba que a superfície não sendo preparada de forma correta, corre o risco da resina não ser absorvida por inteiro, e com isso o piso pode se soltar. Então, para evitar problemas, é preciso realizar a eliminação de qualquer tipo de resíduo. Para fazer essa preparação da superfície você pode usar um frejamento, lixamento, jateamento e lavagem.

Quando a superfície estiver pronta, é preciso aplicar um selador, que é um produto que dará mais ligação ao porcelanato líquido. Deixe o produto secar, o material precisa ser aplicado através de um rolo, chamado “quebra bolha”, que elimina as bolhas originadas pela composição do material. O tempo de “cura” leva em média de 30 a 40 minutos, portanto é preciso ter agilidade, para que não se perca material.

No vídeo do canal “Eu sou pintor” abaixo veremos como aplicar o porcelanato líquido:

Porcelanato líquido 3D

Sobre este tipo de porcelanato, ele se diferencia dos outros porcelanatos  é o fato da possibilidade de ter uma gravura em 3D, o que possibilita soltar a imaginação  e estilo no ambiente

Para sua aplicação, é recomendado que o funcionário deve fazer um curso sobre porcelanato de forma aprofundada.

Quanto custa porcelanato líquido?

Fazendo uma pesquisa em alguns sites, temos o preço médio do porcelanato líquido. O preço de 1kg de porcelanato pode variar de 52,00 reais a 63,00 reais, dependendo da qualidade do produto.

Lembre-se que 1kg pode ser o suficiente para cobrir de um a dois metros quadrados.

Não podemos esquecer o preço da aplicação. O preço da aplicação de um metro quadrado costuma ter em média de 200,00 reais para cores sólidas, de 250,00 reais para cores metalizadas e de 315,00 reais para porcelanato do tipo 3D.

Veja também nosso artigo sobre telhas transparentes.

Qual a duração de um piso feito com porcelanato líquido?

A manutenção e a duração de um piso feito com porcelanato líquido deve seguir alguns pontos: deve-se evitar ter objetos pontiagudos sobre ele. Uma dica é que se tente revestir os pés dos móveis com protetores arredondados ou feltro.

porcelanato-liquido aplicação
Foto: Aaronguide

Uma renovação do piso, caso ele mude de aparência e consistência, pode ser feita a área que foram danificadas, podem pedir uma nova aplicação da resina. Agora sua revitalização pode ser feita de 3 a 5 anos com produtos próprios e até equipamentos como enceradeira.

Vantagens e desvantagens do porcelanato líquido

As vantagens do porcelanato líquido são muitas, vamos ver algumas dessas vantagens:

  • É ótimo para ser usado em ambientes como cozinha, banheiro ou lavanderia, pois é de fácil higienização;
  • Quando termina a aplicação, você não vai ficar com entulhos pata descartar;
  • Ele pode ser aplicado em cima de diferentes tipos de piso;
  • Como tem várias opções brilhantes ou foscas, pode ser usado de acordo com a do local;
  • Pelo fato de mão ter rejunte, ele evita o acúmulo de sujeira, micróbios, líquidos, etc.
  • Este piso tem boa durabilidade e resistência, aguenta produtos abrasivos e alguns agentes químicos com maior teor de acidez.

Ele também possui desvantagens como essas listadas abaixo:

  • Escorregadio: geralmente são resistentes a derrapagem, no entanto isso não é 100% garantido. Quando o piso está com água, ele se torna escorregadio;
  • Preparação: o piso que vai receber o material precisa estar bem limpo, para evitar que qualquer partícula possa grudar na resina;
  • Cheiro: o material tem um cheiro bem forte. As cores mais fortes têm o cheiro mais forte que as cores mais claras.