diferença corrosão e ferrugem

Oxidação, corrosão e ferrugem: saiba a diferença e como lidar

Se você possui estruturas de metal em sua residência então está propenso a ter que lidar com a ferrugem, corrosão e oxidação do mesmo; apesar de terem características similares ainda são diferentes e devem ser tratados/eliminados de diferentes formas, confira neste artigo como evitar e eliminar estes problemas em suas estruturas metálicas.

Qual a diferença entre ferrugem, corrosão e oxidação

O que é oxidação?

Oxidação é o primeiro sinal de que um metal está começando a se degradar, devendo assim ser removido em seus primeiros momentos afim de evitar a corrosão e a ferrugem.

A oxidação acontece quando materiais e objetos metálicos possuem sua superfície desprotegida (sem tinta ou acabamento por exemplo) em contato direto com ar, vapor de água ou água.

O que é corrosão?

Sem o tratamento da oxidação o próximo fator será a corrosão, uma vez em que o metal está em contato direto com a atmosfera a degradação do material será cada vez mais presente; a corrosão fará com que o objeto metálico inicie um processo de “mudança de cor”, surgimento de diferentes manchas e pontos sobre a estrutura; em estruturas já pintadas a corrosão irá estufar, inchar e trincar o revestimento.

O que é ferrugem?

Ferrugem é o processo de corrosão mais conhecido, até mesmo porque se torna o mais evidente nos metais, entretanto saiba que o mesmo apenas acontece quando os processos de oxidação e corrosão não são inicialmente removidos.

Quando já oxidados e corroídos o metal em questão irá liberar hidróxido de ferro, comprometendo a resistência e a funcionalidade do objeto afetado, dependendo do estado da ferrugem o material não possui “concerto” e deverá ser descartado.

diferença oxidação e ferrugem

Como remover oxidação, ferrugem e corrosão

Como remover oxidação

O tratamento da oxidação é simples, você pode removê-la com uma simples lixa por exemplo ou com a ajuda de diferentes produtos químicos específicos para esse processo; após a limpeza é recomendado que revista a superfície com tinta ou aplique um agente de ferrugem que pode ser encontrada em lojas de ferragens.

Como remover a corrosão

O primeiro passo assim como na remoção da oxidação é realizar o lixamento da área afetada ou neste caso fazer o uso do jateamento; após realizar a limpeza acrescente um novo revestimento ou realize a chamada galvanização a frio.

Como remover a ferrugem

Caso o processo de oxidação e corrosão já não possam mais ser evitados e a ferrugem esteja dando seus primeiros sinais, saiba que ainda há recuperação caso a mesma esteja em seus estágios iniciais, confira três formas naturais de eliminar a ferrugem:

  1. Removedor de ferrugem: Uma opção de remover de ferrugem natural é fazer uma solução entre bicarbonato de sódio + água, misture a solução até a formação de uma pasta e após aplique sobre o local afetado pela ferrugem deixando agir por 12 horas.
  2. Removedor de ferrugem 2: Caso não possua o bicarbonato de sódio você pode o substituir pela lima, repetindo todo o processo do passo anterior.
  3. Removedor de ferrugem 3: Em casos bem iniciais em que a ferrugem ainda são pequenos pontos no metal faça o seguinte: corte uma batata ao meio e esfregue na área afetada, esfregue com uma palha de aço sem remover o liquido da batata e por fim limpe a área com uma folha de papel alumínio.

Caso o estágio da ferrugem esteja avançado será necessário recorrer a produto químicos para a remoção ou a galvanização a frio.

Como evitar

O primeiro passo para evitar os processos de corrosão, oxidação e ferrugem em um material metálico é justamente contar com objetos de qualidade, caso conte com metais de baixa qualidade, por mais que você tenha todos os cuidados possíveis as simples ações do tempo irão causar a ferrugem no material; para evitar tal problema e contar com materiais metálicos com longa vida útil visite a Serralheria Curitiba e obtenha as melhores opções para a sua residência.

Uma vez em que conta com metais de qualidade, é importante que você mantenha uma rotina de manutenção para o mesmo, sempre mantenha o material revestido, seja com tinta, lubrificantes ou galvanização, com uma camada de proteção adequada e em dia dificilmente o material sofrera com as corrosões.