fabricante-de-telhas-de-zinco
Foto: Bureau Serviços

Telhas de Zinco: vantagens e desvantagens

As telhas de zinco estão surgindo no mercado, como uma forma de cobertura que tem um valor mais acessível para os consumidores.

Mais abaixo neste artigo, falaremos de suas vantagens, mas uma que podemos citar agora é que a telha de zinco é instalada de forma mais rápida do que as telhas convencionais disponíveis no mercado.

Neste artigo vamos ver de forma detalhada sobre as telhas de zinco, vale a pena conhecer com mais detalhes este material de cobertura de telhados.

O que é telha de zinco?

Você sabia que as telhas de zinco eram há um tempo atrás utilizadas apenas na cobertura de galpões e indústrias? Pois é verdade. Mas agora estão se tornando uma cobertura indicada também para residências.

Bom, as telhas de zinco são fabricadas a partir de chapas de aço. Quando o processo de produção termina, a telha então recebe uma camada de zinco, isto porque este material evita que o aço, utilizado em sua fabricação, sofra com a erosão.

fabricante-de-telhas-de-zinco
Foto: Bureau Serviços

Você já deve ter ouvido,  o termo telha galvanizada. Outros tipos de telha, recebem uma mistura de zinco, alumínio e silício na superfície da chapa de aço. Quando a telha é fabricada dessa forma, ela recebe o nome de telha galvalume.

Durabilidade da Telha de Zinco

As telhas de zinco têm várias vantagens, uma delas está relacionada com a sua durabilidade.

Devido ao modo como é fabricada, a durabilidade das telhas de zinco é mais um ponto positivo a mais para este produto, uma vez que tem uma média de vida útil muito longa, em torno de 40 a 70 anos.

Medidas as Telhas de Zinco

Depois de todos os pontos positivos que pautamos até agora, vamos ver mais um, essas telhas galvanizadas são fabricadas sobre medida, de aço ou alumínio, ou seja, no cumprimento que o consumidor precisar.

Isto é bom, principalmente para economizar e evitar desperdícios, que chegam a diminuir a 60%.

Telha de Zinco com isopor é boa?

As telhas de zinco podem ter uma camada de isopor e/ou poliuretano (ou também um grupo de substâncias sintéticas, resinosas, esponjosas ou borrachudas que são utilizadas como isolantes), no meio, como se fosse um sanduíche, ficando da seguinte forma : uma chapa, o isopor e outra chapa.

telha de zinco com isopor
Foto: Quanto Custa

A vantagem de ter essa camada de isopor, é que ela é um isolante termoacústico, o que significa que ela evita a entrada de ruídos externos ou a reverberação sonora e às condições de iluminação e térmicas. Você também poderá encontra las com nome de telhas sanduíches.

As telhas de zinco que possuem esta camada de isopor, têm um formato ondulado, isto favorece que a água da chuva escorra e não retenha umidade.

Preço médio da telha de zinco

Como já falamos neste artigo, essas telhas podem ser feitas sobre medida para o cliente, acabam tendo o seu custo mais baixo em relação a outros tipos de cobertura usadas em residências.

Mas geralmente as telhas galvanizadas são chapas grandes e o custo, de um modelo de 100 x 300 x 4,3 cm, sai por volta de 117,00 reais, essa média de preço foi feita através de lojas de materiais de construção online.

Telhas de zinco esquentam muito?

As telhas de zinco, que podem também serem chamadas de telhas de aço zincado, ficaram conhecidas por superaquecerem o interior dos ambientes onde estão instaladas.

telhado de zinco
Foto: ConstruindoDECOR

Porém, atualmente, o modo como essas telhas são fabricadas, com tecnologia de última geração, essa ideia de que as telhas de zinco aquecem o ambiente onde estão instaladas, pode ser esquecida.

Vantagens e desvantagens das telhas de zinco

Vamos conhecer primeiro os pontos positivos ou vantagens das telhas de zinco, tais como:

  1. A durabilidade e a resistência são dois pontos positivos desse tipo de telha;
  2. Outro fator vantajoso é que a telha de zinco não propaga o fogo;
  3. A manutenção das telhas de zinco é muito simples e não precisa ser constante, isto porque o material da telha é bastante durável e resistente, dificilmente você terá problemas com elas;
  4. Esse tipo de telha é de baixo custo, além disso é de fácil instalação e a estrutura simples para o telhado também ajudam a reduzir o custo final da obra;
  5. Outro ponto positivo das telhas de zinco é que elas também são ecológicas. Saiba que a maioria delas usa de 25% A 95% de material reciclável em sua composição e além disso ela pode ser totalmente reciclado ao fim de sua vida útil;
  6. Essas telhas são leves e por isso fáceis de manusear;
  7. Outro ponto interessante é que elas podem ser pintadas e receber a cor que você desejar.

Estas foram algumas vantagens das telhas de zinco, agora vamos ver os pontos negativos ou desvantagens desse produto:

  1. A telha de zinco pode esquentar o ambiente, porém o problema pode ser resolvido com o uso de uma manta térmica. Uma laje de concreto também ajuda a resolver esse problema.
  2. As telhas de zinco são barulhentas, principalmente em caso de chuvas. É um problema do material da telha. Porém, esse problema também pode ser resolvido da mesma forma do problema anterior (laje de concreto ou manta térmica), o que evita a propagação do som no ambiente;
  3. Com a variação de temperatura, pode ser que a telha tenha uma contração e expansão. E saiba que isso pode se tornar um problema no futuro, se o telhado não for bem feito. Então é recomendado usar uma mão de obra especializada, que respeite essa característica do material.
  4. Outro ponto negativo da telha de zinco é que, se ela precisar ser trocada no futuro, você provavelmente não vai encontrar chapas na mesma tonalidade e o telhado pode ficar com pontos de cor diferente.