telha_de_policarbonato

Telhas transparentes: vantagens e desvantagens

Você já ouviu falar em telhas transparentes? Se você tem interesse neste assunto, continue a leitura desse artigo e saberá tudo que precisa. As telhas transparentes são também conhecidas como translúcidas, são muito usadas em locais que precisam ou que ficam melhores com a luz natural do Sol.

Sabemos que o Brasil tem na maioria das vezes, uma forte luz do Sol e também faz muito calor. Dessa forma, aproveitar a luz solar é uma boa ideia, além de deixar sua casa mais elegante, e lhe faz economizar com o gasto de energia.

Se esteticamente você gosta de luz natural em sua casa, pode usar também a telha de vidro, que contém os mesmos benefícios da telhas transparentes.

O que é telha transparente? 

Telhas transparentes (também conhecidas como translúcidas), são produzidas com um material de grande resistência mecânica. Aguentam ações  externas, como fenômenos climáticos muito intensos, como o calor, temperatura e outras , podem ter deformações ou estragar as telhas.

Existem telhas transparentes de várias cores, o que ajuda na forma estética da obra.

telhas transparentes
Foto: Tamparoofer

Para que serve a telha transparente

As telhas transparentes são sustentáveis, portanto não causam estragos ao meio ambiente. Outro ponto importante é que eles permitem que entre cerca de 90% da luz natural, isso varia de acordo com o modelo e a e a marca de telhas que vai usar.

Com isso não há necessidade de usar energia elétrica durante o dia, o que melhora com seu gasto com a conta de luz.

Outra função positiva das telhas transparentes é que elas suavizam o calor, deixando o local com um clima agradável.

Preços de mercado das telhas transparentes

Saiba que o preço de telha transparente varia de acordo com o tipo de material e estilo com que a telha é produzida.

Abaixo segue uma lista com os preços médios de acordo com telhas de variados estilos. Entre elas a telha de plástico.

Telha translúcida ondulada: 20,00 reais (peça com medidas de 1,5 x ,5m)
Telha de vidro (romana, colonial, americana, francesa): média de preço em torno de 45,00 reais a unidade.
Telha de polipropileno (romana, colonial, americana, francesa): custam em média 20,00 reais por unidade.
Telha chapa plana:  preço em torno de 400,00 reais ( peça com medidas de 600cm x 130cm  e 6mm).

Segundo arquitetos: “o preço médio das telhas que permitem a entrada de luz no ambiente costumam ser um pouco mais elevado que outros modelos, mas vale a pena o investimento como parte do telhado para a entrada de luz no ambiente”.

Vantagens e desvantagens da telha transparente

Vamos ver que as vantagens e desvantagens das telhas transparentes, varia de acordo com o material do qual são feitas.

Tipos de Telhas transparentes
Foto: Carla Cristina Alves

Vantagens da telha de vidro

Entrada de luz natural: é um dos tipos de telha transparente que permitem a entrada bem maior de luminosidade, por isso este é um ponto fundamental se você busca um modelo de telha transparente para iluminar bem o local.
Economia com a conta de luz: como você vai ter um ambiente bem iluminado, sua conta de luz tende a baixar.
Visual moderno: as telhas de vidro têm um papel estético da construção, dando um estilo moderno ao ambiente.
Resistência e durabilidade: é um tipo de telha bem resistente a mudanças climáticas, o que garante alta durabilidade ao modelo.
Variedade de modelos: existe uma variedade de opções e estilos para esse tipo de telha.

Desvantagens das telhas de vidro

Preço: as telhas transparentes de vidro costumam ter um custo muito alto do que outros modelos.
Instalação: as telhas de vidro são mais pesadas, portanto a base estrutural para o telhado tem que ser reforçada para suportar o peso da telha.
Retenção de calor: o vidro pode se comparar a um efeito estufa, onde o calor fica preso no ambiente com pouca circulação de ar.

Vantagens das telhas de policarbonato

Mais leves: se for comparada a telha de vidro, ela é bem mais leve e isso, consequentemente, reflete na estrutura, que não precisa ser reforçada.
Fácil instalação: por ser um telhado leve, o seu transporte se torna mais fácil e sua instalação acaba tendo um processo simples e rápido.
Iluminação: mesmo sendo uma telha transparente que não tem total passagem de luz, ela permite a entrada de até 90% da luz solar.
Variedade de cores: elas podem ser encontradas em cores variadas e isso é ideal para criar projetos com os telhados coloridos.

Desvantagens das telhas de policarbonato

Manutenção: esse material, o policarbonato é fácil de riscar e por isso tem que fazer sempre uma manutenção para que o telhado fique bonito, mesmo com o passar do tempo.
Resistência: o policarbonato é durável, mas pode sofrer deformações da telha e estragos, se as fixações não sejam bem feitas.

Tipos de telhas transparentes

Muitas pessoas acham que as telhas de vidro são o único tipo de telha transparente, mas estão enganadas.

telhado-transparente
Foto: Diegotelhadosecoberturas

Saiba que com o crescimento dos materiais de construção, se encontra telhas transparentes feitas com materiais diversificados, como as listadas abaixo:

Telha de PET reciclado

São telhas transparentes de PET, têm um bom custo/benefício. Suas características são a leveza e a qualidade na limpeza.

Outro ponto interessante é que esse tipo de telhas ecológicas, impede o aparecimento de fungos, portanto sua manutenção e higienização são feitas de formas bem simples se comparadas aos outros tipos de telhas. Outra vantagem é que não retém tanto calor quanto as telhas de cerâmica, por exemplo.

Telha de policarbonato

É chamada também de translúcida, é mais cara que a telha que vimos acima, e também são mais resistentes. Ela também filtra os raios UV, o que faz a redução solar não alcance o ambiente.

Outra vantagem está na montagem desse tipo de telha é bem mais fácil, porque os cortes podem ser feitos sem dificuldades. Elas não vão amarelar com o passar do tempo, o que acontece com as telhas PET.

telha_de_policarbonato
Foto: Policarbonato Alveolar Fumê

Telha de vidro

São as mais conhecidas dentre as telhas transparentes. Esse tipo de telha torna o ambiente mais agradável.

Saiba que o encaixe dessas telhas é perfeito e além disso ajudam a esquentar o ambiente frios.

Telha ondulada transparente

As telhas onduladas são chamadas assim pelo seu modelo. Devido a sua aparência elas são muito usadas em projetos arquitetônicos.

Sua aparência, geralmente, apresenta uma aparência lisa e uniforme.

Telha transparente romana

A telha romana de vidro é uma variação das telhas transparentes, que são usadas na construção de telhados. Essa telha tem uma característica que é promover a cobertura de forma eficaz no ambiente.

Também fornece uma iluminação natural, porque este tipo de telha não tem resistência a propagação da luz.

Telha transparente colonial

Esse modelo de telha colonial tem um formato côncavo e deve ser instalada em fileiras com as posições invertidas, o que origina dutos para o escoamento de água da chuva.

Telha transparente trapezoidal

Esse tipo de telha tem variadas aplicações. Sua capacidade de carga é adequada para a grande maioria dos locais onde existe sobrecarga.

As telhas desse tipo servem de base no sistema de membranas, desde que sejam posicionadas de forma correta.