chapa drywall

Parede de Drywall: o que é, vantagens

A parede de drywall é um sistema de vedação que apresenta uma maior resistência aos efeitos da umidade, apresenta um bom sistema de isolamento termoacústico, além de ser uma opção sustentável para a sua obra.

Esse sistema apresenta muitas vantagens, como por exemplo, o acabamento do drywall é melhor do que o de alvenaria, possibilitando uma nova gama de alternativas para a decoração interna e com isso valorizando ainda mais a residência.

O drywall é sugerido tanto para construções residenciais quanto para edificações com fins comerciais. Apesar do custo não ser tão barato, instalar o drywall é considerado um bom investimento.

Nesta matéria, apresentamos as vantagens, desvantagens e a estimativa de preços para instalar o sistema drywall em sua edificação.

O que é sistema drywall?

O sistema drywall configura uma vedação indicada para áreas internas.

Leia Também: 

O drywall é um sistema industrializado, ou seja, não necessita de materiais complementares para sua instalação como água, argamassas ou cimento por exemplo.

chapa drywall
Foto: Pauleda

O usuário ao optar pelo seu uso vai reduzir a produção de resíduos ao longo da sua construção, o que reduzirá o impacto ambiental, sendo considerado, portanto uma opção sustentável de sistema de vedação.

O drywall se assemelha a uma edificação feita de madeira, sendo constituída de montantes de metal (aço galvanizado) e travessas, que atuam como pilares e vigas que irão dar a sustentação para o sistema de vedação.

O isolamento acústico é em virtude de uma cobertura de lãs de origem mineral, por exemplo, lã-de-vidro, enquanto que para o isolamento térmico se faz em virtude de chapas produzidas a partir de gesso acartonado que atuarão no revestimento da estrutura do sistema drywall.

Existem as seguintes placas para o sistema drywall: branco gelo, verdes e rosa. Na conclusão da instalação de uma parede drywall usa-se uma pasta, fita de papel e em seguida é aplicada mais uma camada da pasta para unir as placas do sistema e permitir que fiquem com aspecto uniforme.

Vantagens e desvantagens do drywall

Existem muitas vantagens em se optar pelo uso do sistema drywall em uma área interna, dentre elas destacam-se: a sua utilização evita a formação de resíduos ou sobras no canteiro de obras, reduz a quantidade de mão de obra utilizada, possibilita economias na estruturação de edificações.

drywall paredes
Foto: Divisórias na Zona Sul

A sua instalação permite ganho de espaço interno na residência porque a sua espessura é bem menor do que outros sistemas de vedação similares. Trata-se de uma vedação leve, dentre outras características.

No entanto, algumas desvantagens podem ser sinalizadas, tais como: apesar de reduzir a quantidade da mão de obra como comentado acima, apenas pessoas especializadas podem realizar a instalação correta do sistema drywall, o que pode elevar um pouco os custos.

As paredes do sistema drywall são frágeis, o usuário deve ter em mente que não deve fazer alterações sem consulta prévia de especialistas, sem contar que impactos nesta parede devem ser evitados.

O usuário só deve usar juntas de dilatação específicas uma vez que a dilatação térmica deste sistema é diferente dos demais.

Valor médio de uma parede drywall

O preço médio da instalação de uma parede drywall vai depender das dimensões da área em que ela será construída, o tempo de duração do trabalho da instalação e da quantidade de materiais a serem utilizados na realização da obra.

drywall-instalado
Foto: Art Moderna Soluções

Mas, para se ter uma ideia básica, os valores estimados do metro quadrado giram em torno de: R$ 70,00  a R$ 100,00.

Antes da instalação da parede de drywall é sugerido pesquisar os preços e consultar especialistas para avaliar a situação do local.