cimento queimado

Cimento queimado: o que é, como fazer

Saiba que é difícil encontrar um tipo de revestimento versátil como é o piso de cimento queimado. Ele, o cimento queimado, possui muitos pontos positivos, como ser uma opção mais em conta do que outros tipos de revestimentos e além dessa vantagem, vem outra, relativa ao seu visual, que sendo cru e brutalista, se adapta a diversos tipos de decoração, indo dos ambientes mais rústicos aos totalmente industriais.

Neste artigo vamos ver as várias aplicações do cimento queimado, seja como piso, acabamento de paredes e até mesmo de bancadas e móveis de alvenaria.

Vamos lá?

O que é cimento queimado?

O cimento queimado nada mais é do que uma argamassa feita com cimento, água e areia feita no local da obra.

Saiba que essa mistura pode receber aditivos, com o intuito de melhorar a aderência e um ponto importante, que é evitar rachaduras com o passar do tempo.

cimento queimado
Foto: SkyscraperCity

O cimento queimado tem a espessura de 30cm em média, e é feito sobre o contrapiso ainda úmido ou sobre uma superfície áspera para a aderência, que recebe pó de cimento alisado com uma desempenadeira ou com uma colher de pedreiro.

Portanto essa técnica de alisar o pó de cimento sobre a argamassa úmida, até que ela fique lisa e homogênea é chamada de queima do cimento. Veja também nossa matéria sobre Graute.

Como fazer cimento queimado?

Para facilitar o entendimento, listei os passos que se deve tomar ao aplicar o piso de cimento queimado:

  1. Em primeiro lugar não tente fazer isso sozinho. Mesmo sendo fácil de aplicar, deverá ser feito por profissionais com experiência e domínio das técnicas para executar o serviço.

É importante você saber que um erro ao fazer a massa, um desnível na base, o tempo de preparo de cada camada, dentre outros detalhes, podem comprometer o resultado final.

  1. Antes de fazer cimento queimado, tem que fazer um chapisco no pavimento em que se vai fazer o revestimento, isso caso esse seja liso e regular, porque é preciso que tenha aderência ao colocar o cimento queimado.
  2. Lembre-se que a cada dois metros de área, deve-se colocar juntas de dilatação, para que o cimento não forme fissuras ou rache.
  3. Coloca-se a argamassa, mistura de cimento, areia e água, com uma altura de 3cm, este processo é igual a cimentar um piso.
  4. Com a argamassa ainda úmida, espalha-se como se estivesse polvilhando por toda a área com pó de cimento. Quando a argamassa absorver o pé de cimento, com uma desempenadeira, alise o piso.
  5. Depois de tudo isso, lave o piso com água e sabão de coco, quando o cimento estiver bem seco. Poderá demorar dois dias para secar. Então aplique cinco a seis demãos de cera incolor, para ter um piso brilhante e impermeabilizado.

Embora pareça fácil, precisa de algum preparo físico, porque o cimento queimado é aplicado manualmente e requer esforço físico na sua aplicação e o mais importante é dominar a técnica para ter um piso de cimento queimado de ótima qualidade. Espero que goste e também queira saber sobe porcelanato liquido.

Abaixo segue um vídeo do canal Tecnorap mostrando como aplicá-lo:

https://www.youtube.com/watch?v=Z85ZfOXyyoc

Quanto rende o cimento queimado?

Depois de pesquisar em vários sites de venda do produto, encontramos essa proporção e a encontramos a mais indicada, veja só:

Embalagem                      5kg

Água por embalagem     800 ml a 1000 ml

Tempo de trabalho          máximo 40 minutos

Espessura de aplicação    2mm a 6mm

Rendimento                        1 metro quadrado/emb / espessura de 2,5mm

Quanto custa um piso de cimento queimado em média?

Como o cimento queimado é feito basicamente de areia, água e aditivos, o custo desse piso é bem mais baixo em relação aos pisos convencionais.

E média, um saco de 5kg de cimento queimado pronto de fábrica, sai a 28,00 reais e rende aplicação em até 1,5 metros quadrados.

No caso do concreto polido, o material fica em torno  de 30,00 reais por metro quadrado.

Se for comparado aos pisos de cerâmica, a economia de materiais e mão de obra, chega a ser de 31,00 reais por metro quadrado.

Dicas para impermeabilizar o cimento queimado

Devido ao fato de serem por natureza mais escuros e rústicos, os pisos de cimento queimado não precisam de cuidados especiais de limpeza. A superfície , por ser lisa, evita o acúmulo de sujeira.

Então é recomendado o uso de cera líquida incolor ou verniz a cada cinco meses para garantir o brilho e a impermeabilizado o piso.

cimento-queimado
Foto: Usimassa

Agora para limpeza, água e sabão bastam, não precisando do uso de produtos abrasivos que podem manchar e danificar o piso.

Mas quando for aplicar o piso de cimento queimado, para dar brilho e impermeabilizar o piso, use resina acrílica à base de solvente, seguindo as instruções de uso de acordo com o fabricante de resina.

Cimento queimado em contrapiso seco

Para fazer o piso de cimento queimado, é preciso fazer uma camada de massa sobre o contrapiso de cerca de 2,5 cm, na proporção de 1 lata de 18 litros de cimento, para 3 latas de areia, misture a areia e o cimento, em seguida coloque água até ela ficar tipo farofa.

Antes de colocar a massa, lembre-se de colocar as juntas de dilatação, que você encontra em lojas especializadas, dos tipos de madeira ou plástico, formando quadrados de 1,5 m, para evitar rachaduras no futuro.

Vantagens e desvantagens do cimento queimado

Este tipo de revestimento tem muitas vantagens, vamos ver algumas delas:

  1. Baixo custo se for comparado a outros tipos de piso, como a cerâmica, por exemplo.
  2. É de fácil limpeza, passou um pano está limpo.
  3. Se você mora em uma região quente, ele pode ser um grande alívio térmico, isso porque é um piso frio.
  4. Se você gosta de decoração, ele dá um toque de sofisticação e modernidade ao ambiente.

Mas temos também o lado negativo, veja algumas desvantagens:

  1. Não é recomendado para os quartos ou para locais frios.
  2. Tem um grande risco de ter fissuras e rachaduras.
  3. Pode quebrar facilmente se você arrastar móveis e cadeiras com frequência.
  4. Não é recomendado para lugares úmidos, para escadas ou com grande tráfego de pessoas.

Fico por aqui, espero que nosso artigo sobre cimento queimado tenha lhe ajudado!