telhado em vidro

Telhado de vidro: Tipos, valor

O telhado de vidro é uma forma eficaz para aumentar a luz natural em sua residência aliada com baixo consumo de energia. Sem contar que seu uso valoriza a casa, fornecendo modernidade e bom-tom.

Em linhas gerais, estes telhados são indicados para varandas, garagens e mesmo para os cômodos que ficam mais distantes das janelas, o telhado de vidro vem ganhando espaço cotidianamente.

Aqui no Brasil, o consumidor tem a sua disposição uma gama de modelos que podem atender as suas expectativas, lembrando que tudo isso pode refletir no preço final na aquisição destes produtos.

A sua aplicação não é complicada, embora seja recomendada que quem faça a instalação sejam especialistas na área para evitar o mínimo de problema possível.

Como é o telhado de vidro?

O telhado de vidro é feito com a utilização de telhas especiais, chamadas de telhas de vidro, que são bastante resistentes e muito flexíveis, suportam certa exposição a vários fatores.

Leia também sobre telhas transparentes

telhado em vidro
(Foto: Reforma Fácil)

O telhado de vidro não precisa passar por manutenção constantemente, contudo, dependendo do espaço a serem empregadas às telhas de vidro, pode ser que seja necessário fazer um investimento razoável.

E isso faz com que muitos prefiram utilizar estas telhas em corredores e na varanda. 

Telha de vidro romana

Os principais tipos de telhas de vidro são: a telha romana, telha de fibra, portuguesa e a americana.

Leia mais sobre Telhas Esmaltadas;

A telha de vidro romana possui preço um pouco elevado em razão da matéria-prima utilizada na sua confecção. Contudo, seu uso atribui modernidade e charme para sua residência. Estão entre as mais procuradas neste setor para montar telhados de vidro.

A telha de fibra de vidro utiliza resina poliéster em sua fabricação adicionado com um reforço interno de fibra de vidro. São resistentes, possuem ótimo acabamento e são produzidas em diferentes tipos de cores.

A telha de vidro portuguesa apresenta encaixe perfeito, dentre as telha de vidro, são as que possuem o melhor custo-benefício para a construção de um telhado. Indicado para jardins, bares e escritórios.

A telha americana de vidro apresenta tamanho superior, sendo a mais econômica, são também mais pesadas o que faz com que fiquem mais estáveis no telhado.

Preço médio das telhas de vidro

De um modo geral, o valor em média de uma telha de vidro pode ser encontrado a partir de R$ 25,90 até valores que podem alcançar R$ 67, 90, levando-se em conta a cotação atual deste produto.

Contudo, alguns fatores como modelo da telha, região em que a telha for comprada e demais especificações pode alterar o preço final destas telhas.

Vantagens e desvantagens

Como nem tudo é perfeito, as telhas de vidro, também possuem suas vantagens e desvantagens. telhado de vidro

Dentre as suas características vantajosas, este tipo de telha confere ao ambiente um acabamento mais elaborado, outro ponto importante é que permitem uma maior abertura para a iluminação natural.

Aprenda mai sobre Telhas Ecológicas.

Dessa maneira, contribuindo para a redução do gasto de energia elétrica com lâmpadas por longo período.

Do ponto vista arquitetônico, o uso da telha de vidro faz com que a residência ganhe com maior visibilidade do seu lado exterior, possibilitando a sensação conhecida como amplitude interna, ou seja, a impressão de que o ambiente que possui tais telhas sejam maiores do que realmente são.

Entre as suas desvantagens está o fato de serem produtos relativamente frágeis (a depender da marca escolhida), pois, não suportam bem a exposição constante a intempéries, como por exemplo, chuvas, sol e ventos.

Para as regiões mais quentes do Brasil, sua instalação deve ser bem pensada, uma vez que a telha de vidro pode reter bastante calor, aumentando a temperatura interna da residência.

Apesar das suas desvantagens, a telhado de vidro comparado com outros tipos de telhados é uma boa opção para utilizar especialmente em varandas.