You are currently viewing Isopor: finalidades e características

Isopor: finalidades e características

O isopor é muito usado em nosso cotidiano, seja para embalar alimentos, proteger embalagens, manter coisas refrigeradas, e até mesmo em obras, sendo ideal para telhados, lajes e forros.

Além de eficiente, o isopor é muito mais barato que outros materiais e garante algumas facilidades, em especial em sua aplicação. Neste artigo vamos tratar deste material, e ao final você estará convencido que é a melhor opção para sua obra.

Então, continue sua leitura e veja tudo que o isopor tem para lhe oferecer!

Finalidades do Isopor 

Como iniciamos dizendo neste artigo, o isopor ou poliestireno é um material que tem diversos fins, e dentre eles os principais são a impermeabilidade e controle térmico, por isso são muito usados para guardar alimentos, e principalmente em obras.

Neste artigo vamos focar em seu uso para obras, onde ele é geralmente usado na parte de cima do local a ser construído, como lajes, tetos e também para forrar.

Isopor
Foto: Mundo Isopor

A finalidade do isopor quando é usado para estas ocasiões é não permitir que entre água no aposento, além de garantir que a temperatura ali se mantenha estável, uma vez que não permite que o calor passe para dentro.

Esse material também tem a vantagem de ser muito leve, com isso acaba sendo ideal para colocar no teto, de forma que não força as vigas e sua aplicação é mais fácil, e consequentemente, barata.

Agora que você sabe para que serve o isopor em uma obra, vamos lhe explicar com detalhes cada uso dele nos próximos tópicos.

Isopor para laje 

A laje de um edifício, ou de uma casa, é aquele local que fica em cima, totalmente descoberto, podendo ser usado ou não. No caso da laje feita com isopor, o fim dela não é ser usada para um churrasco, por exemplo, e sim apenas proteger o teto do local.

isopor na laje
Foto: Lajes América

Existem muitas vantagens no uso deste material para este fim, e agora vamos lhe dizer quais são elas. Como já dissemos, a laje fica por cima do edifício, sendo assim, quanto mais leve forem os materiais usados no teto, melhor, uma vez que algo muito pesado pode sobrecarregar as vigas e prejudicar a obra. Leia também sobre Policarbonato.

Por esta razão, o isopor é o material ideal para ser usado em lajes, uma vez que seu peso é muito pequeno, e garante um preenchimento melhor, por não ser totalmente rígido. Além disso, ele permite que o calor do sol não passe pelo teto, uma vez que absorve e retém todo o calor, sendo assim o ambiente fica bem mais fresco.

Por fim, sua instalação também é muito simples e barata, não pesando no bolso daqueles que aderem a esta opção. Pode ser feita por qualquer pessoa, desde que ela tenha alguma noção de aplicação de isopor em laje, ficando mais barato ainda. Mas se você não tem este conhecimento e prefere contratar alguém, gostará de saber que o serviço é bem em conta e cabe no bolso.

Como usar isopor no forro 

Muito provavelmente você já viu forro de isopor, em especial em empresas ou agências bancárias este material é muito usado. Mas, nada impede que você o use na sua casa, sendo assim você não precisará passar gesso no teto, basta cobrir com o forro de isopor e tudo ficará muito bem acabado e harmonizado.

Neste caso, sua principal vantagem é a facilidade aplicação e troca em casos de quebras, e também o isolamento térmico e acústico. Se você deseja que os sons do ambiente externo não passem para a sua casa, usar isopor no forro pode ser uma excelente opção, pois não deixará sons de fora entrarem e nem os de dentro saírem.

forro de isopor
Foto: Elegancy Forros

Isto lhe garante mais privacidade e tranquilidade, uma vez que não precisará se preocupar com ruídos e calor, já que, além disso, ele também não segura a temperatura do lado de fora. A instalação do forro de isopor é bem barata e simples, podendo ser feita por qualquer pessoa, desde que esta tenha estudado bem o processo.

Mas, caso você não tenha experiência e prefira contratar um profissional, pode ficar tranquilo, pois o serviço é bem barato e rápido. Se você deseja um forro bem feito e que lhe garanta segurança, invista no isopor e poderá contar com um excelente resultado.

Características do isopor térmico para telhados

Agora vamos tratar sobre o isolamento térmico de telhados como algo específico e pode ser feito com o uso do isopor. Mas, além de poder, esta é a melhor opção, sendo altamente eficiente, barato, leve e de fácil aplicação.

Este material pode ser aplicado diretamente na telha, fixado por meio de parafusos, sendo esta a forma mais fácil de instalar, e perfeita para casos onde não se deseja interferir no design interno do ambiente.

Outra forma de aplicar é usando a Isocola e neste caso ele é aplicado na parte de dentro, de forma rápida e fácil, bastante cortá-lo corretamente e colocá-lo no local correto.

placa-isopor-telhado
Foto: Eme comercial

 

Em relação às vantagens do uso deste material, é basicamente a mesma dos outros usos, promovendo isolamento acústico e térmico, leveza que torna a aplicação mais simples, simples de encontrar e barato.

Uma dica importante que você deve se atentar é que para este uso é importante que você use um isopor auto extinguível, ou seja, ele não propaga chamas em caso de incêndios. Agora que você conhece todas as vantagens do isopor para obras e sabe como usá-los, basta aderir a esta opção e tornar sua construção mais barata e eficiente.