policarbonato

Policarbonato: tipos e características

Quando você tem a intenção de fazer uma obra externa o policarbonato pode ser uma excelente opção, uma vez que além de bonito é muito resistente.

Caso você ainda não conheça esta opção e esteja cogitando em deixar sua área externa sem cobertura pense um pouco, pois a sutileza do policarbonato pode te encantar.

Outro caso possível de se usar o policarbonato é caso queira iluminação natural no ambiente, pois graças à transparência do material é fácil conseguir este resultado com muita eficiência.

Neste artigo vamos falar sobre o policarbonato, mostrando seus tipos, características e onde pode ser usado, por isso, se quiser conhecer esta excelente opção, basta continuar sua leitura.

Principais características do policarbonato 

A primeira coisa que você deve estar querendo saber é em relação às principais características deste material, pois é isto que te levará a aderir a ele ou não.

Para que você possa avaliar, vamos te dizer agora quais são estes diferenciais do policarbonato, veja agora. Conheça também um pouco mais sobre os Polímeros.

policarbonato-telhas
Foto: Vick

Transparência de até 90%

Na introdução deste artigo comentamos que o policarbonato é uma excelente opção para promover a iluminação natural de um ambiente, e isto se deve à sua transparência.

Você pode encontrar opções que tenham até 90% de transparência, que além de promoverem iluminação ficam mais sutis, trazendo leveza e sofisticação ao ambiente.

Leveza

Se você comparar o policarbonato com as telhas tradicionais ou vidro, certamente perceberá que o primeiro é muito mais leve.

Esta é uma vantagem, pois coberturas pesadas exigem um pouco mais da estrutura, podendo comprometer o projeto, o que não acontece com o policarbonato.

Fácil para limpar

Ele é um material liso e transparente, sendo assim fica muito mais fácil para fazer a limpeza.

Outra coisa que auxilia na limpeza é que, diferente do vidro, ele não precisa de muito esforço para não ficar embaçado.

Resistência

Um dos grandes diferenciais do pmaterial é sua resistência, uma vez que seu material resiste fortemente a impactos.

Muitas pessoas ficam em dúvida entre ele e o vidro, uma vez que o resultado visual é muito parecido, mas se você privilegia resistência vale ficar com o policarbonato.

É fácil instalar

O policarbonato é encontrado em chapas, o que ajuda na instalação, além de ser leve e difícil de quebrar, o que facilita ainda mais.

Por ser fácil de colocar, o custo para isto acaba sendo mais reduzido também.

Proteção U.V

Você gosta de tomar um sol na sua área externa? Então vale a pena colocar o policarbonato, que permite a passagem da luz solar, mas protege contra os raios Ultravioletas, que são nocivos à saúde.

Pode ser instalado em mais de um tipo de estrutura

Muitas pessoas têm problemas em suas obras em razão da estrutura não suportar a cobertura escolhida.

Mas, com o policarbonato você não terá este problema, pois ele pode ser aplicado em aço, madeira ou alumínio.

Aparência agradável

Como dissemos anteriormente, a transparência do policarbonato traz uma impressão de leveza e modernidade ao ambiente, por esta razão usá-lo pode melhorar a aparência do seu ambiente.

Leia também sobre Polietileno conheça suas características.

Tipos de Policarbonato 

Agora que você conhece as principais características do policarbonato é importante saber que existe mais de uma opção deste tipo de cobertura.

policarbonato
Foto: Disk Calhas

Estas opções lhe garantem que você possa escolher a que mais de adeque ao seu planejamento, o que pode ser considerado mais uma qualidade.

Conheça agora as opções existentes de policarbonato, e veja qual é melhor para você.

Alveolar 

O policarbonato alveolar pode ser definido como uma chapa lisa, com alvéolos internos, ou caso prefira, cavidades internas.

Um dos seus diferenciais dos outros tipos é que promove a iluminação natural com um pouco mais de eficiência, além de ser ideal para coberturas curvadas.

Outro benefício desta opção é que diminui a sensação de calor do ambiente, pois reflete a luz, reduzindo de 7 a 9 graus a temperatura do local.

Compacto 

O grande diferencial deste tipo de policarbonato é sua resistência que pode ser 250 vezes maior que a do vidro.

E por falar nisto, este é o tipo de policarbonato que mais se parece com vidro, por isso, se você desejar este visual, vale à pena aderir a esta opção.

Em relação a facilidade de aplicação, transparência, entre outros fatores, é igual aos demais policarbonatos, sendo eficiente em todos eles.

Corrugado 

A chapa de policarbonato corrugado tem aparência e usualidade semelhantes às de telhas, em virtude de seu formato.

Você pode encontrar diversos modelos de policarbonato corrugado, optando pelo que mais se adeque ao seu planejamento estético.

Assim como os outros tipos, também possui proteção U.V., fácil aplicação, leveza e resistência.

Como foi possível notar, a diferença entre estes tipos são mínimas e pontuais, então cabe ao consumidor escolher de acordo com suas necessidades, desta forma será possível aproveitar o melhor do material.

Para que serve o Policarbonato?

Em virtude de suas características o policarbonato tem serventia para casos específicos, os quais você conhecerá agora.

toldos-em-policarbonato
Foto: Habitissimo

Áreas externas

É difícil escolher algo que fique harmônico na parte externa de por isso muitas pessoas acabam escolhendo o vidro, mas ao conhecer o policarbonato, certamente esta será sua escolha.

A resistência deste material é diferenciada e possibilita luminosidade e aparência agradável ao seu quintal ou jardim.

Janelas no teto

Uma boa forma de iluminar um ambiente é, além de colocar janelas nas paredes colocá-las também no teto.

Você pode colocar uma chapa de policarbonato em pontos estratégicos, o que promove luminosidade com mais facilidade.

Cobertura de ambientes

Caso você deseje cobrir um ambiente, como um jardim, o policarbonato pode ser uma excelente opção, dando o ar sofisticado de estufa.

Estes são alguns exemplos de uso, caso você tenha algo em mente, basta avaliar as possibilidades e ir em frente.

Aproveite as dicas que encontrou neste artigo sobre o policarbonato e melhore sua obra, tornando o ambiente ainda mais belo.