A resina epóxi é um material muito peculiar que vem sendo utilizada em diversas situações. Assim, seja para construir ou para criar peças artesanais, esse material é capaz de gerar produtos de qualidade acentuada e de beleza ímpar.
Sabendo disso, este post irá falar um pouco mais sobre a resina epóxi. Conforme irá notar, as informações reunidas aqui explicarão o que é a resina epóxi, sua serventia e as possíveis aplicações do material. Sendo assim, não deixe de conferir.
O que é resina epóxi?
Para começar, é importante saber o que é a resina epóxi. Em linhas gerais, é possível dizer que se trata de uma espécie de plástico que endurece ao ser misturado com um agente catalisador, conhecido como endurecedor.
Apesar dessa característica marcante, existem diversos tipos de resina epóxi e cada um eles é mais indicado para um tipo de aplicação. Com sua versatilidade, não é de se estranhar a grande popularidade que o material ganhou nos últimos anos.
E claro, é sempre bom lembrar que a resina é aplicada em estado líquido, o que facilita o processo produtivo e o manuseio. Felizmente, esse material já vem sendo comercializado normalmente, podendo ser encontrado em lojas de materiais de construção e até na internet. Na maioria dos casos, o custo benefício é muito atrativo.
Para que serve?
Como já foi destacado, a resina epóxi chama atenção por sua versatilidade. O material pode ser usado como isolante térmico, favorecendo a confecção de peças elétricas e na construção civil, como adesivos para madeiras e metais.
Mas o grande apelo da resina epóxi é a sua aparência. Após endurecer, o produto ganha um brilho diferenciado e a superfície na qual ele foi disposto fica com uma aparência muito elegante. Não à toa, muitas pessoas usam a resina epóxi para revestir móveis e até pisos. Em todos os casos, o brilho das composições chama muita atenção.
Aliás, como a resina tem uma grande maleabilidade e, ao endurecer, gera um brilho muito bonito, muitos começaram a produzir peças artesanais com o material. Esculturas, pedras e até bijuterias têm sido criadas de forma massiva pelos artesãos, e os resultados sempre chamam atenção pelo enorme potencial estético.
Cabe lembrar que a resina epóxi também é utilizada em certas tarefas de manutenção industrial. Nesses casos, ela funciona como um adesivo, como primer anticorrosivo ou como um revestimento de alta resistência a produtos químicos. Enfim, é um produto com mil e uma utilidades.
Aplicação da resina epoxi
Para encerrar, é bom destacar que a aplicação da resina epóxi exige alguns cuidados. Para começar, jamais se esqueça de que ela, em sua forma natural, é uma espécie de líquido. Por isso, é bom dosar as quantidades, já que, ao entrar em contato com o endurecedor, será necessário aplicar tudo dentro de um período de tempo. Então, não é má ideia pensar muito bem nas etapas do seu projeto antes de começar a manusear a resina. Veja também sobre porcelanato liquido
Com isso em mente, misture a resina com o endurecedor. A proporção indicada é 2 por 1. Por exemplo, a cada 100g de resina, deve-se usar 50g de endurecedor. Lembre-se de preparar o ambiente antes da aplicação. Proteja as áreas adjacentes e aplique tudo com cuidado.
Por fim, é bom lembrar que o tempo de cura da resina epóxi é 7 dias. Isto é, durante esse período, o material irá trabalhar e gerar uma série de gases. Se a mistura tiver sido bem feita, após esse período, tudo estará finalizado. Veja também nossa matéria sobre BPA
Portanto, a resina epóxi é um material extremamente versátil, que não chega a ser caro. Assim, caso você queira um material interessante para revestimentos e para a criação de peças artesanais, essa pode ser uma grande opção.