resina epoxi na mesa

Resina epóxi: para que serve, aplicação

A resina epóxi é um material muito peculiar que vem sendo utilizada em diversas situações. Assim, seja para construir ou para criar peças artesanais, esse material é capaz de gerar produtos de qualidade acentuada e de beleza ímpar.

Sabendo disso, este post irá falar um pouco mais sobre a resina epóxi. Conforme irá notar, as informações reunidas aqui explicarão o que é a resina epóxi, sua serventia e as possíveis aplicações do material. Sendo assim, não deixe de conferir.

O que é resina epóxi?

Para começar, é importante saber o que é a resina epóxi. Em linhas gerais, é possível dizer que se trata de uma espécie de plástico que endurece ao ser misturado com um agente catalisador, conhecido como endurecedor.

resina epoxi
Foto: Bhandari Interiors

Apesar dessa característica marcante, existem diversos tipos de resina epóxi e cada um eles é mais indicado para um tipo de aplicação. Com sua versatilidade, não é de se estranhar a grande popularidade que o material ganhou nos últimos anos.

E claro, é sempre bom lembrar que a resina é aplicada em estado líquido, o que facilita o processo produtivo e o manuseio. Felizmente, esse material já vem sendo comercializado normalmente, podendo ser encontrado em lojas de materiais de construção e até na internet. Na maioria dos casos, o custo benefício é muito atrativo.

Para que serve?

Como já foi destacado, a resina epóxi chama atenção por sua versatilidade. O material pode ser usado como isolante térmico, favorecendo a confecção de peças elétricas e na construção civil, como adesivos para madeiras e metais.

Mas o grande apelo da resina epóxi é a sua aparência. Após endurecer, o produto ganha um brilho diferenciado e a superfície na qual ele foi disposto fica com uma aparência muito elegante. Não à toa, muitas pessoas usam a resina epóxi para revestir móveis e até pisos. Em todos os casos, o brilho das composições chama muita atenção.

resina epoxi na mesa
Foto: Alibaba

Aliás, como a resina tem uma grande maleabilidade e, ao endurecer, gera um brilho muito bonito, muitos começaram a produzir peças artesanais com o material. Esculturas, pedras e até bijuterias têm sido criadas de forma massiva pelos artesãos, e os resultados sempre chamam atenção pelo enorme potencial estético.

Cabe lembrar que a resina epóxi também é utilizada em certas tarefas de manutenção industrial. Nesses casos, ela funciona como um adesivo, como primer anticorrosivo ou como um revestimento de alta resistência a produtos químicos. Enfim, é um produto com mil e uma utilidades.

Aplicação da resina epoxi

Para encerrar, é bom destacar que a aplicação da resina epóxi exige alguns cuidados. Para começar, jamais se esqueça de que ela, em sua forma natural, é uma espécie de líquido. Por isso, é bom dosar as quantidades, já que, ao entrar em contato com o endurecedor, será necessário aplicar tudo dentro de um período de tempo. Então, não é má ideia pensar muito bem nas etapas do seu projeto antes de começar a manusear a resina. Veja também sobre porcelanato liquido

resina
Foto: Hggirlonfire

Com isso em mente, misture a resina com o endurecedor. A proporção indicada é 2 por 1. Por exemplo, a cada 100g de resina, deve-se usar 50g de endurecedor. Lembre-se de preparar o ambiente antes da aplicação. Proteja as áreas adjacentes e aplique tudo com cuidado.

Por fim, é bom lembrar que o tempo de cura da resina epóxi é 7 dias. Isto é, durante esse período, o material irá trabalhar e gerar uma série de gases. Se a mistura tiver sido bem feita, após esse período, tudo estará finalizado. Veja também nossa matéria sobre BPA

Portanto, a resina epóxi é um material extremamente versátil, que não chega a ser caro. Assim, caso você queira um material interessante para revestimentos e para a criação de peças artesanais, essa pode ser uma grande opção.