elastano Fibra

Elastano: O que é? Vantagens e desvantagens

O Elastano, popularmente conhecido como laicra ou Lycra (marca registrada) é um dos materiais mais populares quando o assunto é produzir peças de vestuário que sejam marcadas pela necessidade de ter elasticidade.

Assim, para lhe apresentar o elastano em maiores detalhes, este post trará muitas informações sobre o material, suas vantagens, desvantagens, peças comuns e muito mais. Logo, se quiser saber tudo sobre o material, é bom acompanhar até o fim.

O que é Elastano?

Para começar, definir o que é o elastano é essencial. Nesse caso, o material, que também é conhecido por outros nomes (que já foram citados), é uma fibra sintética cuja característica principal é o elevado nível de elasticidade. Aliás, é por conta dessa característica que o material recebeu esse nome. Veja também mais sobre o Nylon

De acordo com os dados históricos, o material foi inventado em 1959, por um homem chamado Joseph Shivers, que trabalhava na empresa DuPont. Quando o elastano surgiu, gerou uma verdadeira revolução no mundo da moda, já que muitas áreas dessa indústria encontraram nesse material uma opção versátil e muito inovadora.

Vantagens e desvantagens do Elastano

elastano Fibra
Foto: Advantex

Por ser uma fibra sintética, o elastano acaba herdando todas as vantagens e desvantagens desse grupo tão peculiar. Sendo assim, é possível dizer que o material apresenta as seguintes características positivas e negativas:

  • Vantagens:

    • Alta resistência: comparado às fibras naturais, o elastano tem maior durabilidade;
    • Secagem rápida: sua composição favorece a secagem, o que agiliza muitos processos;
    • O material não amassa: peças feitas com elastano não precisam ser passadas a ferro;
    • Não desbotam: o elastano não perde sua cor e suas estampas com facilidade;
  • Desvantagens:

    • Aquece muito: tecidos sintéticos acabam esquentando mais e prejudicando a transpiração do corpo;
    • O material queima fácil: se for passar a sua peça de roupa, é necessário tomar cuidado, pois o material queima facilmente.

Qual tecido tem Elastano

Um ponto importante a ser considerado em relação ao elastano, é que nenhuma peça de vestuário é composta por 100% do material. Isto é, sempre existe uma combinação entre elastano e outro tecido.

elastano
Foto: GM Têxtil

Nesse caso, os tecidos que são mais comuns de serem combinados com o elastano são o poliéster, o jeans, musseline, tricoline, zibeline, algodão e muitos outros. O importante é saber que a simples adição do elastano às peças já é capaz de alterar muitas características, como a modelagem ou a resistência. Le também sobre poliamida.

Onde usar Elastano

Para finalizar, é sempre bom lembrar que o material costuma ser muito utilizado na confecção de calças, maiôs, sungas, biquinis, cintas e em quase todas as peças do segmento fitness.

No entanto, alguns segmentos industriais também usam o material para fabricar luvas que permitem o manuseio de materiais que não podem entrar em contato com a pele humana (como componentes eletrônicos ou peças polidas).

Em alguns casos, o elastano é utilizado na fabricação de materiais relacionados à área de saúde. Meias de compressão (para varizes), compressas médicas e munhequeiras são bons exemplos desse tipo de aplicação.

É bom lembrar que, de uns tempos para cá, o elastano vem sendo incluído em peças mais comuns, como calças jeans, bermudas e até camisas. Isso ajudou a aumentar o apelo do material e a dar maior versatilidade para as peças de “uso social”.

Portanto, o elastano é um material muito útil que vem sendo utilizado para gerar muitas peças de vestuário. Podendo ser combinado com uma infinidade de tecidos, o elastano se tornou um dos elementos mais populares na indústria do vestuário e os usuários o conhecem muito bem. Apesar de ter algumas desvantagens, suas vantagens são realmente interessantes. Afinal, uma peça com elastano pode atender aos mais variados fins de uma forma bem eficiente.