Concreto

Concreto usinado: aplicação e cuidados

O concreto usinado como é conhecido de um modo mais popular na verdade é um Concreto Dosado em Central (CDC).

É produzido exclusivamente por empresas especializadas e o escoamento da carga deste material até a obra só é permitida por caminhões do tipo betoneira.

No quesito da aplicabilidade o concreto usinado deve possuir boa trabalhabilidade e habilidade passante entre a armadura e atender às características específicas do projeto.

O comprador do CDC tem que tomar os seguintes cuidados: sempre exigir do fornecedor informações sobre o tipo, marca do cimento assim como dos demais aditivos utilizados para a produção deste concreto.

No presente artigo, apresentaremos informações sobre as indicações, vantagens e desvantagens, além dos cuidados sobre o uso do concreto usinado.

Para que serve concreto usinado?

O concreto usinado por apresentar uma qualidade superior ao concreto virado na obra serve para qualquer tipo de obra e especialmente para as obras estruturais, como fundações, pilares, lajes, vigas e escadas.

concreto usinado
Foto: Escola Engenharia

No Brasil, além dessas funções mencionadas, o concreto usinado tem sido bastante procurado por clientes de pequenas e de grandes obras para a construção de pisos, baldrames, brocas, estaca hélice e escavada, tubulação.

Leia Também sobre:

Além de servir para a construção de blocos, sapatas, calçadas, calha de piscina, contrapiso, rampa, valas, parede, tampas, base da caixa d’água, alicerce, dentre outras construções.

O cliente que opta por empregar o concreto usinado na sua obra está escolhendo um produto que vai garantir segurança, qualidade e durabilidade associado com um alto custo benefício.

Vantagens e desvantagens do concreto usinado

Uma das principais vantagens apresentadas pelo concreto usinado é a redução de insumos, pois há um rigoroso sistema para a escolha dos componentes que irão produzi-lo.

Seu uso permite que haja redução no número de trabalhadores na obra, e garantem melhor agilidade e boa produtividade.

Ainda auxilia na economia de espaço no canteiro de obras, uma vez que não será necessário armazenar insumos como a brita, cimento entre outros para sua produção em loco. Há também um excelente custo beneficio.

Por outro lado, cada tipo de concreto possui seus custos específicos e seu uso para locais de difícil acesso não são recomendados, pois dificulta a chegada de um caminhão betoneira, o caminhão adequado para a condução deste tipo de concreto.

Cuidados na aplicação do concreto usinado

A carga do caminhão betoneira deve ser rigorosamente conferida. Conferir se a carga está com lacre e se o código corresponde ao mesmo da nota fiscal emitida.

Concreto
Foto: Projetos Andrade

Cuidado com a tubulação do bombeamento, para aplicações com bombas, à obra tem que disponibilizar dois sacos de cimento e dois carrinhos de areia para a confecção da argamassa que irá lubrificar a tubulação.

O concreto deve ser lançado no lugar mais próximo da sua aplicação final. A altura máxima de lançamento do concreto usinado é dois metros, nunca mais do que isso. Para peças estreitas e altas o concreto deve ser lançado por funis ou trombas. A aplicação de concreto usinado de má qualidade pode acarretar sérios prejuízos e riscos à obra.

Cuidado após a aplicação

Um dos principais cuidados após o período de aplicação do concreto usinado é realizar o procedimento conhecido como cura que consiste em proteger o concreto contra adversidades temporais como variação na temperatura, secagem, vento, chuva, baixa umidade, incidência direta da luminosidade solar, dentre outras.

A cura é obrigatória nos primeiros sete dias após a aplicação do concreto.

Em um segundo momento deve ser retirado às fôrmas e escoramentos apenas depois do concreto ter alcançado a resistência necessária para resistir às ações que o mesmo será submetido, como suportar o próprio peso, dessa forma é finalizado a concretagem.

Como comentado nesta matéria, o concreto usinado apresenta uma excelente qualidade, durabilidade e o melhor custo benefício quando comparados com outros tipos de concretos.