telhado do de fibrocimento

Conheça as características dos telhados de fibrocimento

Os telhados de fibrocimento são uma ótima opção para a sua construção. Essas telhas têm impressionado seus usuários devido a sua alta qualidade e pelo seu custo acessível.

Além disso, podem ser pintadas mais de uma vez, sem interferir na qualidade da telha. Devido ao seu formato, a limpeza tornou-se mais fácil e prática. Atualmente, os telhados de fibrocimento mais usados no Brasil são do tipo ondas altas, baixas e por fim as médias.

Dessa forma, este tipo de telha tem rapidamente ganhado mais espaço na construção civil Brasileira. Neste artigo, vamos falar sobre as principais características dessas telhas e sobre dicas de uso. Fique por dentro dessa novidade que veio para ficar.

O que é o telhado de fibrocimento?

Essas telhas são sugeridas para edificações mais simples, contudo sem perder a qualidade de uma telha mais robusta.

telhado do de fibrocimento
Foto: Brasilit

No mercado nacional são encontradas várias opções da telha de fibrocimento, com especial destaque para a marca Brasilit.

As vantagens em escolher estas telhas são leveza, preço acessível, boa durabilidade, fácil transporte e instalação. Outra característica é que esta telha é bem maior do que as outras disponíveis, isso agilizaria o trabalho na sua obra. Veja também sobre a telhas sanduíches e suas vantagens.

Sua montagem é caracterizada por ser mais rápida e prática se comparada a qualquer outra telha tradicional. Apresenta boa resistência e elas estão no mercado há menos de 20 anos. 

Diversidade de modelos das telhas

Existem diversos modelos de telhas de fibrocimento que variam em tamanho e espessura. A grande ideia é que você opte por uma que se adeque ao seu projeto, sabendo disso, seguem alguns modelos desta telha.

Você pode encontrar a telha de fibrocimento ondulada, apresentando 8mm, nessas dimensões ela consegue cobrir vãos de 4,46m. Por conta disso, você pode economizar muito durante a sua construção.

A telha de fibrocimento ondina é versátil, podendo ser aplicada em praticamente todos os tipos de coberturas. Por sua vez, a telha onda é indicada para a cobertura de galpões de porte médio e pequeno.

Finalmente, a telha de fibrocimento estrutural Kalheta apresenta alta flexibilidade, durabilidade, ótimo acabamento e pode ser pintada, além de ser versátil.

Inclinação de telhados de fibrocimento

Para que o telhado fique instalado de forma perfeita, você precisará ficar de olho num importante detalhe que é a inclinação do seu telhado fibrocimento.

cobertura-telha-fibrocimento
Foto: GAN

Erros de inclinação podem lhe custar muito caro, uma vez que podem apresentar vazamentos em dias chuvosos e até serem removidas com ventanias.

A inclinação da telha de fibrocimento depende exclusivamente do seu modelo específico. Então, fique de olho nas inclinações informadas pelo fabricante da sua telha adquirida.

Veja só, a inclinação da telha é medida em porcentagem. Desse modo, uma telha com inclinação de 10% quer dizer que a cada 100cm na horizontal a telhado sobe 10cm na vertical. Portanto, a inclinação dos telhados é um detalhe que não deve ser negligenciado.

Leita também sobre Telha Colonial

Manutenção e cuidados com telhados de fibrocimento

A limpeza periódica do seu telhado de fibrocimento é fundamental para a sua  manutenção. É sugerido que o telhado seja limpo com um auxílio de equipamentos conhecidos como lavadoras de alta pressão com mangueiras acopladas, para direcionar os jatos de água sobre o telhado. Para a limpeza manual tente usar esponjas e evite ao máximo a utilização das escovas de aço.

Em uma situação em que você tenha que subir e caminhar pelo telhado de fibrocimento para efetuar sua limpeza, procure antes colocar uma tábua por cima delas, isso vai diminuir a pressão sobre elas e evitar que elas se quebrem com você em cima.

A limpeza dos telhados de fibrocimento é fundamental para a manutenção do seu aspecto charmoso.