operador escavadeira

Como se tornar um operador de escavadeira?

Trabalhar como um operador de escavadeira ou máquinas não é só uma profissão comum do setor de construção e mineração, mas é o sonho de muitas pessoas que já tiveram o contato com essas máquinas e se identificam com o trabalho de operador de escavadeira.

Mas não basta só ter o desejo, é necessário comprometimento e responsabilidade.

Curso de operador de máquinas

Já há algum tempo, tanto o mercado de terraplenagem e demolição, áreas da construção civil têm procurado profissionais qualificados, onde tão somente a experiência não é o suficiente para ingressar no mercado de trabalho.

curso escavadeira

Para evitar acidentes, desastres na obra causados pelas máquinas as empresas possuem certificação e qualidade de segurança, até mesmo as menores empresas exigem pessoas qualificadas para realizar o trabalho, pois há um grande risco de acidente que causa danos aos próprios equipamentos e até mesmo a obra.

E para isso existem vários cursos de capacitação e especialização  de operador de máquinas. O profissional deve conhecer bem a máquina que ele vai passar a usar e estar apto para lidar com diversas situações tendo sabedoria para executar tudo de maneira eficaz e segura.

Para se tornar um operador de máquinas é necessário ter pelo menos 18 anos, possuir o ensino fundamental completo e ser habilitado com CNH. Para fazer o curso de operador de máquina você deve procurar uma instituição que disponibilize esse curso.

Entre aulas técnicas e teóricas o curso deve durar pelo menos 50 horas. Todas as instituições fornecem um certificado de operador de máquinas, o preço desse curso pode variar entre $20  por cursos online, a até $600 por cursos do SENAI com direito a aulas práticas.

Qual a segurança em operar máquinas?

As máquinas de terraplenagem e mineração sendo usadas por pessoas capacitadas, são ferramentas fantásticas e bem produzidas, que são quase sempre enormes e pesam várias toneladas. Já na mão de uma pessoa inexperiente pode ser um objeto capaz de destruir veículos, construções e causar acidentes fatais.

Quando maior é a máquina maior é o acidente, e na maioria das vezes as vítimas envolvidas são levadas a estado de óbito. Por esse motivo é muito importante ter um profissional capacitado para estar executando as funções de forma segura e eficaz.

Não se deve usar as máquinas para fazer aparições ou acrobacias, muito menos participar de competições com parceiros de trabalho para ver qual é o mais rápido. Use somente para fazer o seu trabalho de forma racional.

retro escavadeira

Quais as responsabilidades do operador de máquinas?

É crucial que o operador de máquinas tome a responsabilidade pela segurança da obra e também dos equipamentos. Como já foi dito nesse artigo, as máquinas devem ser usadas de forma racional, pois uma simples brincadeira pode causar um grave acidente.

O operador deve também manter responsabilidade e comprometimento na obra, pois em casos de faltas, atrasos constantes podem levar ao atraso em toda a obra.

Além disso, é dever do operador prezar pelo bom funcionamento da máquina, fazendo verificações do nível de água, óleo também e vistoria do equipamento, em casos de porcas ou parafusos soltos, busca de vazamentos, fissuras na estrutura, entre outras coisas.

Especialização X Polivalência

A recomendação certa é que, só utilize a máquina o operador que for realmente capacitado e experiente, que foi treinado para esse tipo de máquina. É certo afirmar que um operador com especialização na máquina traz mais segurança e eficiência na obra. É muito comum ver em construções um só operador trabalhando em várias máquinas, e isso traz atraso na obra.

Será considerado um operador polivalente aquele que consegue usar mais de uma máquina com segurança e eficiência, algo que só é conseguido com muita prática e experiência.

Há diversos cursos específicos focados em uma só máquina como por exemplo;

  • operador de guindaste
  • operador de retroescavadeira
  • operador de escavadeira hidráulica
  • operador de empilhadeira
  • operador de trator de esteiras

Lembrando que esses são só alguns cursos, e você poderá se especializar com a máquina que mais se identifica. O operador de retroescavadeira e operador de trator de esteiras, seria um especialista que opera máquinas, assim como um médico clínico geral especializado em pediatria, ginecologia, etc.

Carreira como operador de máquinas

Quando maior a experiência e valor agregado do conhecimento do equipado usado, maior a remuneração de operador de máquinas, ou seja, um operador de uma escavadeira de 30 toneladas possui salário maior ao que opera de mini carregadeira, e o operador de guindaste ou escavadeira de 1000 toneladas, no que lhe concerne tem o salário maior do que o de escavadeira de 30 toneladas.

Um das vantagens de ser um operador de máquinas, principalmente em operações de terraplanagem, é que você sempre terá oportunidades de conhecer novos lugares e novas pessoas, sem contar que quase todo o trabalho é diferente  e você agrega à suas experiências. Poder viajar trabalhando e conhecendo outras pessoas é o que torna o trabalho de operador menos estressante e cansativo.

Já para quem não gosta muito de mudanças de trabalho e de colegas, pode trabalhar fazendo as mesmas tarefas no mesmo local, em movimentação de cargas em espaços confinados ou em mineradoras.

Instituição para capacitação e treinamento

Você pode estar pesquisando e procurando na internet ofertas para curso de operador de máquina, ou algum perto de sua casa. Veja abaixo a lista de algumas instituições que oferecem curso de operador de máquina.

  • Curso de operador de máquinas pesadas – SENAI/SC Telefone 0800-481212
  • Curso de máquinas pesadas –  SEST/SENAT Telefone 0800-728-2891
  • Curso de operador de máquinas – APALMAT  Telefone (11) 3722- 5022

Adquira o seu curso e saiba mais sobre máquinas e vire um operador, trabalhando com máquinas em obras com. Tenha zelo pelo seu trabalho e realize o seu sonho de trabalhar com grandes máquinas. Lembrando, faça isso sempre com responsabilidade e segurança!