telhado com telhas de plastico

Telha de plástico (PVC): vantagens e desvantagens

As telhas de plástico, conhecidas como telhas de PVC ou policloreto de polivinila, tal utensílio de plástico cuja origem não está ligada apenas ao petróleo, é originária de determinado processo químico onde soma-se átomos do elemento cloro ao monômero etileno.

Fabricadas com base não apenas no ganho mercadológico, mas também no ganho ambiental (de preservação), as telhas de plástico ou telhas PVC são 100% recicláveis. As telhas de PVC são conhecidas mundo a fora desde a década de 1990, quando começaram a ser adotadas nos Estados Unidos, na Europa e na China, apenas para listar os lugares onde o comércio é mais influente.

Aqui no nosso país, o Brasil, existem algumas empresas que buscam investir no produto, cinco empresas para ser mais exato. Tais meios de iniciativa, visto o lucro acentuado e possível baseado sempre na oferta e demanda, estão associadas à Associação Brasileira da Indústria de Telhas de PVC (Abitelha). Com o sucesso do material, mais fabricantes devem não apenas se proliferar do exterior para cá, mas também a iniciativa privada interna deve se expandir, lançando suas capilaridades nos mais diversos estados.

Vantagens da telha de plástico

Falando das vantagens, o PVC possui inúmeras delas que podem ajudar na construção. Antes de mais nada, é importante saber que as telhas de PVC, sendo material rico em sua configuração, não possuem apenas resina. Uma camada de 8% de espessura de material acrílico faz parte de sua composição. Tal aspecto faz com que elas sejam mais resistentes ao transporte e manuseio, dificultando a possibilidade de quebrarem durante importações ou exportações e, claro, durante a instalação, diminuindo o desperdício ou futuros prejuízos que poderiam haver durante a aplicação de determinada obra.

telhado com telhas de plastico

Vale ressaltar também que, contrariando o pensamento de muitos, sua composição não propaga fogo, provando, desta forma, a eficácia do material em casos graves. Portanto, durante algum incêndio, a telha cumprirá sua função diante do perigo, ajudando a diminuir o impacto do incidente e garantindo mais segurança ao projeto já finalizado ou iniciado (falando aqui de alguma construção hipotética).

As telhas de PVC, de fato, carregam uma miríade de vantagens e, agora fugindo do perigo imediato abordado no parágrafo anterior, podemos destacar seu poder de cobertura e proteção. As telhas de PVC possuem ótima capacidade aglutinativa, isto é, ótima capacidade de somar para si diversos fatores que poderiam prejudicar o ambiente interno de, por exemplo, uma casa.

Tais fatores seriam o barulho excessivo e as ondas de calor propagadas pelo sol, pois, em resposta, as telhas de plástico possuem poder de isolante acústico assim como de isolante térmico. As telhas convencionais não possuem tais características, cabendo apenas ao mercado aboli-las de vez dos centros menos favorecidos da população.

Outra grande vantagem é não reter umidade. Ao contrário das telhas cerâmicas, as de PVC não absorvem água, impossibilitando que uma chuva qualquer possa abrir goteiras dentro de casa, o que acaba por eliminar a proliferação ou surgimento de fungos, preservando, desta forma, a boa aparência da construção (em questão) por muito mais tempo. Tendo em vista todos os seus aspectos favoráveis, essas telhas de PVC apresentam excelente custo (médio prazo).

Desvantagens

Uma desvantagem seria o forte barulho (mesmo sendo isolante acústico) que a chuva faz ao bater ininterruptamente em um complexo de telhas de PVC. Se este é um problema ou não, o consumidor é que irá dizer, cabendo à indústria se adequar às demandas.

Uma segunda desvantagem seria a da perda de brilho e a possibilidade de ressecar, pois tais telhas de plástico costumam perder sua aparência natural em contato demasiado com o sol.

E, um último problema envolvendo o clima, desta vez ainda mais específico… As telhas de PVC podem se quebrar ou rachar em uma chuva de granizo, problema inexistente em boa parte do Brasil, mas não no sul.

Tipos de telha de plástico:

Colonial

São muito utilizadas em residências, sendo das mais comuns dentre as opções, pois são práticas, de qualidade e compõem um sistema de cobertura de alto nível, possibilitando beleza à cobertura.

telhas coloniais

Transparente

As telhas de policarbonato são um ótimo material para cobertura de ambientes como áreas de serviço, piscinas, garagens, varandas e também para ambientes como sacadas. O policarbonato é um material que resiste bem a impactos, sendo uma ótima opção para substituir a telha convencional ou até mesmo a colonial em diversas áreas por conta de sua transparência, permitindo aos ambientes uma iluminação natural. Pode-se ressaltar também uma alta flexibilidade e baixo peso.

Leitosa

Parecida com a telha transparente, carregando quase as mesmas qualidades, embora possua uma cor esbranquiçada ou, no mínimo, similar.

Vermelha

Sua coloração a faz similar, em aparência, a telha clássica de barro. Uma boa opção estética para alguns.

Branca

Similar à telha leitosa.

Romana

A telha romana de plástico é um estilo arquitetônico de telhas para telhado. É uma peça popular na arquitetura romana, construída originalmente com barro seco. A telha de PVC desse tipo busca uma similaridade estética com aquela.

Telha de plástico é boa, afinal?

telhado de pvc

Além de propiciar certo cuidado ecológico, as telhas de PVC apresentam resistência e, em alguns casos, flexibilidade, proporcionando isolamento térmico e boa relação custo x benefício para aqueles que preferem economizar. A sustentação desses produtos não necessita da utilização de caibros e ripas, coisa a se pensar em um mundo com tantos afazeres.

O número de vantagens claramente supera as desvantagens, contudo, elas existem, então dependerá do cliente quais aspectos lhes soam mais importantes e menos importantes.

Peças de PVC (Policloreto de polivinila) são de fácil manuseio, apresentando resistência contra a ação dos mais variados agentes externos, desde produtos químicos até à umidade. As diversas aplicabilidades de tais peças fizeram do produto o número um quando o assunto é revestimento de habitações. Além do modelo tradicional, existem várias outras versões para se adaptar às suas diferentes necessidades. Antes de escolher a opção disponível no mercado, no entanto, deve-se ter em mente as medidas, ou seja, a largura e comprimento em consonância com as do ambiente que será revestido, além das cores disponíveis.

Gostou de saber mais sobre telhas de pvc vantagens e desvantagens? Então comente e deixe sua opinião!