You are currently viewing Telhas Ecológicas: valor, vantagens

Telhas Ecológicas: valor, vantagens

Um dos maiores desafios na área da construção civil é aliar sustentabilidade, funcionalidade e estética.  Se torna cada vez mais desafiador o trabalho de arquitetos em busca de produtos que não agridem o meio ambiente.

Dessa forma, cada vez mais, as telhas ecológicas vêm sendo desenvolvidas com esse objetivo. Junto com a preocupação com o meio ambiente, o mercado também vem crescendo e se inovando. Podemos dizer que hoje temos um mercado que traz produtos feitos com criatividade e que pouco, ou quase nada, impactam o meio ambiente.

As telhas ecológicas fazem parte desse mercado, sendo produzidas a partir de fibras naturais ou de materiais reciclados. Elas possuem uma estética bonita, são versáteis e funcionais, podendo ser usadas em varandas e coberturas.

Esse tipo de telha possui modelos próprios para cada estrutura e diferentes marcas, sendo encontradas com facilidade em qualquer casa de materiais de construção.

Tipos de telhas ecológicas

Já falamos nesse artigo da variedade de tipos dessas telhas ecológicas e que sua utilização vai depender do local e do gosto do cliente. Por exemplo, temos as telhas que podem ser fabricadas a partir de restos de materiais plásticos. O tubo da pasta de dente é um dos materiais usados para a fabricação dessas telhas. Portanto, ao invés de serem apenas jogados fora, acumulando mais lixo no nosso planeta, tubos de pasta de dente e outros materiais que contenham polietileno, podem ser usados na reciclagem.

telhas-ecologicas-pasta de dente
Foto: Gama Cidadão  

Este tipo de telha é composto por 25% de alumínio e 75% de plástico, sendo assim impermeável e difícil de quebrar. O seu uso tem várias vantagens, uma delas é a redução do calor interno do ambiente. Elas também são leves, o que dispensa o uso de grandes estruturas, o que resulta em baixos custos.

Outro exemplo de telhas ecológicas, são as feitas de PET. São alternativas sustentáveis e igualmente úteis, porém são mais leves e mais baratas.

telhas-ecologicas-feitas-de-garrafas-pet-recicladas
Foto: Habitissimo

Existem também telhas ecológicas feitas através de fibras vegetais, impregnadas de betume, pigmentadas e com camadas de resina protetora. Pode ser mais leve ou mais pesada que a telha de barro convencional, dependendo do fabricante. Esse tipo de telha é a mais popular entre os profissionais da área e possuem um designer diferenciado, possuindo várias cores. Essas telhas são fabricadas com fibras de coco, sisal, bananeira ou com madeiras como o eucalipto e o pinho.Vale ressaltar que elas também podem ser feitas de papel reciclado.

telha-fibra-vegetal
Foto: Guia do Construtor

Quantos anos dura em média uma telha ecológica?

No planejamento da construção, deve se decidir que tipo de cobertura será mais viável, levando-se em consideração o clima do lugar, o designer da construção e o orçamento disponível. Fazer uma pesquisa com várias lojas também é válido.

Há fabricantes que chegam a oferecer garantia de quinze anos. Mas, essa garantia varia de acordo com a marca.

Comparar preços e conversar com especialistas pode poupar, e muito, problemas futuros.

Quanto custa uma telha ecológica?

A telha reciclada é em média 10% mais cara que as de cerâmica por exemplo, mas como é mais leve que a concorrente, acaba consumindo uma estrutura menor para sua sustentação.

Se você for analisar, o preço compensa no final da obra. As telhas tem um valor médio no mercado de R$ 40,00 aproximadamente e existem diversas medidas.

Essa é uma telha inteligente, pois tem cinco pontos em um: é mais leve, ecológica, mais resistente, de fácil manuseio e com baixa transmissão térmica e acústica e dura tanto quanto o amianto.

Confira também tudo sobre o BPA.

Onde encontrar telhas ecológicas?

Saiba que com um mercado em expansão e o setor de construção sustentável cada vez mais evidente, tornou-se simples a busca por telhas ecológicas.

Um dos maiores home centers especializados em materiais de construção, o Leroy Merlin, por exemplo, trabalha com a venda de produtos sustentáveis, dentre eles as telhas ecológicas.

Seus modelos incluem versões distintas de telhas de fibra vegetal, com cores e estilos variados, e telhas de PET, com inúmeros padrões e tamanhos, ambas disponíveis em diferentes marcas.

Vantagens das telhas ecológicas

Fácil manuseio e instalação: seu estoque e transporte são fáceis (pois a telha é flexível) e reduzem o número de quebras/perdas de material (é recomendado que seja utilizado mão de obra especializada).

Economia de tempo e material: a maioria é mais leve que a telha tradicional, reduzindo os custos da construção (a estrutura é mais leve e o serviço é realizado rapidamente). É importante destacar que o planejamento é essencial para a redução de custos ou seja, o desenvolvimento de um bom projeto arquitetônico e estrutural é essencial, decidindo quais materiais e acabamentos serão utilizados antes mesmo de iniciar a obra.

É um material resistente: são resistentes e flexíveis, resistindo a chuvas de granizo (para maiores detalhes, sempre leia o manual de cada produto, o qual pode indicar características diferentes descritas aqui).

A maioria não propaga chamas.

São impermeáveis: absorvem muito menos água que as telhas convencionais e geralmente seu acabamento evita a proliferação de limo.

Promovem o conforto térmico: alguns tipos ajudam a criar um ambiente interno mais confortável (menos quente).

Design: é possível encontrá-las em vários formatos e cores (inclusive pigmentada dos dois lados, permitindo ser instalada sem forro). Além disso é possível pintá-las com tinta à base de água.

São sustentáveis: geralmente produzidas com fibras e resinas, materiais reciclados (como papel) e não contém amianto (o qual é tóxico).

Valor: utilizando calculadoras online é possível perceber que o custo das telhas ecológicas é muito semelhante ao das convencionais (alguns indicam que seu custo gera em torno de 10% ao das convencionais

Terminamos por aqui, espero ter lhe passado informações úteis, e se gostou do artigo que tal compartilhá-lo com os amigos?