amianto-crisotila

O que é amianto? para que serve

Saber o que é amianto vai fazer você entender como esta matéria-prima se tornou uma das mais empregadas pelas indústrias no mundo na produção de inúmeros produtos de telhas a pastilhas de freios automotivos.

Seu uso atualmente é impedido em quase 70 países, a maioria na Europa, por conta dessa substância poder ocasionar sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente.

No Brasil, os usos de produtos feitos à base do amianto sofreram uma queda comercial. Muitas empresas do ramo da construção civil tentam se adequar a nova demanda, tendo optado pelo uso do Polietileno, um tipo de plástico.

Ao longo dessa matéria serão apresentadas as principais características do amianto, sua aplicabilidade e seus danos para com a saúde.

O que é amianto?

O amianto corresponde a uma fibra mineral constituída por substâncias inorgânicas denominadas silicatos, isto é, formado essencialmente por silício e oxigênio. Pode ser conhecido por alguns como asbesto.

amianto-crisotila
Foto: Portal Expansão

A palavra amianto é designada para nomear várias fibras de sais minerais que possuem aplicação comercial. Na natureza podem ser encontradas as serpentinas que configuram o amianto branco e os anfibólios, o amianto azul.

O amianto possui muitas propriedades importantes para aplicação comercial. São materiais que apresentam incombustibilidade, ou seja, não entram em chamas, apresentam grande flexibilidade.

Apresentam elevada resistência a choques mecânicos, suportam exposição a elevadas temperaturas, isolante acústico e elétrico, e são de baixo custo, por consequência se tornaram num material de alta durabilidade, só para citar as mais importantes características. 

Para que serve o amianto? 

Em virtude das suas excelentes particularidades mencionadas anteriormente, o amianto acabou se tornando uma matéria-prima de uso frequente na indústria da Construção Civil, têxtil e de papéis.

Pode se acrescentar, a tudo que foi dito, que uma das grandes razões pela preferência desse material é que é encontrado em quantidade naturalmente e sua extração é de baixo custo. Nesse cenário, seu uso tem sido aplicado para a fabricação de telhas, caixas d’água, tanques, cabos e fios isolantes, pastilhas de freio, em isolamentos acústicos.

Na produção de móveis diversos, placas decorativas, filtros de ar, de gás, dentre tantos outros. Para a fabricação de alguns destes produtos como, por exemplo, pisos e tetos, o amianto é usado em associação com o cimento.

Amianto e os problemas para o consumidor 

Não é nenhuma novidade que o amianto apresenta riscos a saúde humana.

amianto
Foto: Kimteam

Esse produto é comprovadamente cancerígeno, embora, o risco do amianto só ocorre quando é danificado, liberando um tipo de pó realmente nocivo, conhecido popularmente como poeira assassina, conforme afirmam alguns médicos especialistas no assunto.

Pelo mundo, alguns países baniram completamente o uso dessa matéria-prima, por exemplo, nos Estados Unidos em grande parte do continente Europeu. Por sua vez, no Brasil, apenas o amianto crisostila é permitido por ser o menos perigoso para a nossa saúde.

As enfermidades mais comumente reportadas que estão associadas ao amianto são: cânceres de pulmão, do trato digestório e do ovário, asbestose, e tumores malignos frequentemente na região torácica, na pleural e no peritônio. 

Telhas e caixas de água 

Por muito tempo tanto as telhas quanto as caixas d’água eram essencialmente feitas a partir do amianto no Brasil, por conta disso, esses dois produtos apresentavam um preço muito baixo no mercado.

Ao passar dos anos ficou constatado que o amianto oferece diversos riscos a saúde, inclusive podendo ocasionar câncer, como comentado anteriormente. Na tentativa de atender as novas orientações, muito embora, alguns estados brasileiros não possuam legislação que proíba uso de telhas e caixas d’água de amianto.

Muitas empresas tem substituído o amianto pelo Polietileno, um produto que apresenta boas características, como alta durabilidade e bom custo beneficio.

A compreensão de o que é amianto e seus efeitos no organismo humano no decorrer do tempo, são informações indispensáveis para todos.