calhas e rufos

Calhas e Rufos: tipos e para que servem

Calhas e Rufos, quando se vai fazer a construção de casas ou edificações, o que geralmente acontece é dividir este projeto em etapas, e o telhado é uma parte de grande importância.

Para começar uma obra você precisa dividir etapas: escolher o local onde a construção será feita, ter a planta desenhada, ter os materiais da construção escolhidos, pensar e elaborar a infraestrutura e não se esquecer do acabamento.

Cada parte da construção é feita de escolhas e uma dessas escolhas, que não pode ser feita de qualquer maneira, é a escolha das calhas e rufos. Isto se deve ao fato de que uma escolha inadequada das calhas e dos rufos podem comprometer a obra como um todo.

Mas para entendermos a necessidade da escolha correta de calhas e rufos, vamos entender primeiro o que eles são.

O que são calhas?

A calha é o canal principal da coleta das águas que escoam sobre telhas e terraços de uma casa ou edifício, algumas pessoas inclusive reaproveitam água para armazenamento, e assim reaproveitá la de alguma forma.

calhas

O motivo de ter esses canais de coleta, que captam e conduzem de forma adequada as águas de origem pluvial são vários. Dentre eles podemos citar:

  • Evitar a erosão do solo;
  • Evitar alagamentos;
  • Proteger as casas e edifícios da unidade.

Para que servem as calhas?

Se não fossem as calhas, toda a água de origem pluvial, iria diretamente para o chão, ocasionando uma corrente de água que molharia qualquer pessoa que passasse debaixo do telhado.

Para você ter uma ideia, se houver uma chuva muito forte, o acúmulo de água, ocasionaria alagamentos na garagem ou entre a calçada e a sarjeta da rua, por exemplo.

Tipos de Calhas

Qual o melhor tipo de calha para sua construção?

A escolha dentre os tipos de calha existentes, deve ser bem feita, apesar de muitas pessoas terem isso como uma preocupação de menos importância, isto porque as pessoas se preocupam mais com a escolha dos tipos de telhados ou dos tijolos usados para a construção de alvenaria.

Mas saiba que as calhas apresentam variações importantes entre si, o que você notará em como a casa aguenta os efeitos climáticos (chuvas) e também na forma de transportar a água da chuva para fora da área habitável da casa.

São variáveis as formas que as calhas podem apresentar e, por mais que sejam muito parecidas entre si, alguns detalhes técnicos e estéticos as tornam diferentes em alguns quesitos:

Calhas de PVC

São calhas que utilizam o PVC em sua fabricação para assim fazer o trabalho de escoar as águas das chuvas. Sua instalação ocorre da mesma forma que todas as outras calhas.

As calhas de PVC são as mais baratas e apresentam muita resistência a chuvas fortes. O PVC é excelente para a pintura, e recebe a tintura mais facilmente que os metais, isto faz com que a sua adequação a telhados coloniais coloridos, é total.

Mas tem um porém, o PVC não aguenta bem pressão e grandes pesos, o que pode levar a acidentes, como a quebra da calha caso alguém, por engano, pise na sua estrutura.

Calhas de zinco

São tipos de calha muito comuns, usadas aqui no Brasil há muitos anos e pode ser vista na grande maioria das casas.

As calhas de zinco são bem resistentes a chuvas fortes e não correm o risco de se quebrarem por pressão ou pesos excessivos, como ocorre com as calhas de PVC.

Outra vantagem desse tipo de calha, é que são resistentes á maresia, e devido a esse fato, são as melhores para as regiões próximas ao mar.

Calhas de aço galvanizado

São muito parecidas com as calhas de zinco. Agora as calhas de aço galvanizado tem uma grande resistência à ferrugem e todas as qualidades das calhas de metal elas apresentam, incluindo as calhas de alumínio.

O único porém desse tipo de calha é que elas não aceitam a tintura. Se você tem o intuito de pintar as calhas para compor a fachada de sua casa, o melhor tipo é a calha de PVC.

O que são os Rufos?

Os rufos são peças planejadas e fixadas em alguns pontos de uma casa ou edifício, podendo ficar entre as telhas ou próximo as calhas, sua função é reter a água, para que ela não infiltre nas paredes e muros.

Rufos

Se você não usar os rufos, notará que com o tempo manchas escuras aparecerão na construção e podem ocasionar mau cheiro, mofo e até o apodrecimento de paredes de alvenaria.

Para que servem os rufos?

Conforme citamos os rufos tem suma importância em um obra, ele basicamente tem a função de evitar infiltrações em paredes e muros. A falta de rufos pode estragar toda a parede, que certamente irá gerar mais gastos imprevistos para sua obra.

Os rufos são fabricados com chapa metálica e são fixados com pregos, e também é colocada uma camada de argamassa na borda para a vedação.

Tipos de Rufos

Do mesmo modo que as calhas, os rufos são encontrados de formas variadas.

Porém os mais usados são o pingadeiro (cuja função é desviar a água da chuva, desse modo ela não escorre pela parede), o capa (onde os pingadeiros são dos dois lados) e o externo e interno (que são afixados entre os pontos de encontro de telhados e paredes).

Quando verificar se as calhas e rufos estão bem instalados?

A falta de calhas e rufos em locais necessários causam problemas que ao longo do tempo, vão se acumulando e a tendência é aumentar os problemas. Para verificar a eficiência da instalação de calhas e rufos de uma construção, a melhor ocasião é durante uma chuva de grande intensidade.

Você verifica o fluxo da água, se ele não estiver escoando de forma correta, a calha pode estar sendo obstruída por algum tipo de sujeira, como folhas por exemplo. Mas podem ser outros motivos, como a calha estar com algum problema estrutural, e precise de correção ou até mesmo que se coloque outra calha.

Para verificar os rufos, observe se as paredes possuem manhas ou estão descascadas e se o escoamento da água do telhado está correto, porque também pode haver obstrução, rachaduras ou um mau posicionamento do material.