A poliamida se mostra indispensável, alcançando áreas não apenas oriundas do mercado das vestimentas, mas alcançando um amplo escopo como veremos no tópico a seguir, complementando e melhorando automóveis, fazendo evoluir o mercado dos disjuntores e interruptores, entre outras coisas.
O que é poliamida?
Para o mercado têxtil, a poliamida se configurou como uma verdadeira revolução, ainda que desconhecida pelas pessoas de hoje que não conhecem os produtos de outrora e, portanto, não possuem base para comparações. A poliamida oferece produtos que hoje são o carro chefe de muitas empresas, tanto a área erótica (com lingeries e afins) como na área esportiva ou casual (camisetas de times e vestimentas próprias para treino em academias).
A poliamida, sendo uma fibra sintética que oferece uma série de qualidades antes encontradas somente nas fibras naturais, oferece uma série de produtos de boa qualidade e que, portanto, garantem boa rentabilidade para os fabricantes.
A poliamida oferta produtos que prezam por conforto, estética, durabilidade e funcionalidade. É muito usada na fabricação de lingerie, pois proporciona um toque delicado e molda-se perfeitamente aos contornos do corpo. A elasticidade também se configura como uma qualidade dos itens advindos da poliamida. Essa elasticidade permite uma longa durabilidade ao produto, coisa que por si só garante o selo de qualidade ao mesmo.
Poliamida, para resumir, é um polímero termoplástico composto por monômeros de amida conectados por ligações peptídicas, podendo conter outros grupamentos. A primeira poliamida foi sintetizada por um químico chamado Wallace Hume Carothers. Atualmente, a poliamida tem estreita relação com uma família de polímeros denominados poliamídicos.
Sua produção é feita a partir de quatro elementos básicos extraídos do petróleo, de aromas, do ar e da água (carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio). Combinados, esses elementos dão origem a compostos conhecidos como ácido adípico, hexametilenodiamina, caprolactama e entre outros. Ao sofrerem reações químicas, constituem a poliamida, ou seja, um polímero sintético.
Aplicação do Poliamida
A poliamida pode ser usada para a fabricação de carpetes, airbags, patins, relógios, calçados esportivos, uniformes de esqui, cordas para alpinismo, barracas, constituindo, como qualquer um pode verificar, um grande acervo de itens práticos ao dia a dia das mais variadas pessoas, desde itens simples a itens mais específicos. Um automóvel, por exemplo, tem ao menos dez quilos de seus materiais em poliamida, apresentando vantagens exclusivas e diminuindo o peso do carro, reduzindo, inclusive, o consumo de combustível.
Colocando de modo mais organizado, tais são as principais aplicações:
- Air Fuel: Air Inlet Manifolds
- Power Train: Gears, Clutches, Chain Tensioners
- Coberturas/protecções: Proteções do motor.
- Condutas de ar moldadas por sopro.
- Airbag canisters
- Grelhas, Pegas de porta, Tampões de roda, Espelhos.
- Distribuição de Energia: Disjuntores e interruptores.
- Conectores industriais CEE, Blocos de Terminais .
- Interruptores.
- Power Tools: Carcaças e componentes internos.
- Desporto: Fixações para esqui, patins em linha.
- Ferroviária: almofadas anti-vibração
- Mobiliário: Várias aplicações.
- Tubagens Off-Shore.
- Filme para embalagem.
Características da poliamida
A Poliamida é uma fibra sintética, derivada do petróleo. Possui excelentes propriedades mecânicas, físicas e químicas quando comparada a outras fibras. Versátil, pode ser utilizada em diversas frentes, tanto em aplicações industriais quanto em vestuário; usada na forma de filamento ou de fibra cortada. Possui, inclusive, boa capacidade de absorção, maciez, estabilidade térmica e regularidade, sendo, atualmente, indispensável ao mercado e ao consumidor que, cada vez mais, presa pela qualidade daquilo que compra e usufrui.
Colocado de modo mais organizado, as principais características das poliamidas são:
- Resistência ao envelhecimento e a temperaturas elevadas durante longos períodos de tempo.
- Elevada resistência e rigidez.
- Elevada fluidez e fácil enchimento do molde.
- Comportamento auto extinguível.
- Resistência à abrasão.
- Resistência química.
- Elevada barreira/resistência a combustíveis, gorduras e materiais aromáticos.
- Elevada barreira ao oxigênio.
- Absorção de água.
- Excelente balanço custo/desempenho.
Composição
Atualmente, a poliamida tem estreita relação com uma família de polímeros denominados poliamídicos, e sua produção é feita a partir de quatro elementos básicos, extraídos respectivamente: do petróleo ou gás natural, de aromas, do ar e da água (carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio).
Qual a Diferença entre Poliamida e Poliéster?
A Poliamida, sendo sensível ao toque, é a mais nobre das fibras sintéticas, além de possuir uma excelente absorção do suor. É macia e seu toque é parecido com o do algodão, muito leve e de secagem rápida com ótima elasticidade. As camisetas de poliamida são as mais confortáveis para usar em temperaturas altas, devido à maciez e também por ter um toque apropriado, “refrigerando” a pele.
O Poliéster, por outro lado, está entre as malhas mais resistentes à luz e ao uso. Resiste a maior parte dos produtos químicos, seca rapidamente, é de fácil lavagem e não necessita passar. É tão resistente que até as camisetas com cores mais vivas ficam parecendo novas por muito tempo. É uma excelente opção para quem viaja pois, como não amassam, estão sempre prontas para usar.
Poliamida esquenta?
Respondendo de maneira pouco técnica, os produtos derivados da poliamida conservam, por assim dizer, uma temperatura natural. Dizer que esquenta não seria a resposta adequada.
Por serem fibras sintéticas, derivadas do petróleo, a poliamida dificulta a respiração da pele, apesar do reconhecido toque gelado. Isso quer dizer que a composição dessas fibras não permite tanto a troca de calor entre o corpo e o ambiente externo. Isso ajuda a manter a temperatura natural e a aquecer o corpo.
Além disso, essas fibras absorvem pouca umidade e secam rapidamente. Por esses motivos as peças que possuem poliéster ou poliamida na composição são bastante recomendadas para locais com previsão de chuva. Essas fibras são bastante usadas em casacos, nas roupas térmicas, peças impermeáveis e blusas.