ÁLCOOL ISOPROPILÍCO ISOPROPANOL
(Foto: Implastec)

Álcool Isopropanol ou Álcool Isopropílico: conheça

O álcool isopropanol ou isopropilico apresenta características químicas que os fazem ótimos solventes de uso na área industrial (especialmente no setor eletrônico) e para aplicações domésticas (limpeza de smartphones, eletrodomésticos).

Estes produtos podem ser encontrados com certa facilidade no mercado brasileiro. A depender da marca escolhida pelo cliente e suas especificações, o preço apresenta pequenas variações.

Vale a pena conferir as lojas e saber mais sobre cada produto para escolher o mais adequado.

Mesmo sendo produtos indicados para a limpeza de equipamentos, são de uso relativamente seguro, o usuário deve seguir todas as instruções para manuseá-los corretamente.

Pois são altamente inflamáveis e sua absorção pela pele pode ocasionar pequenas lesões, ao entrar em contato com os olhos pode provocar cegueira.

Álcool isopropanol

O álcool isopropanol é um produto químico que apresenta uma grande eficiência como solvente (capacidade de dissolver outra substância) de muitas substâncias tanto de origem orgânica quanto inorgânica.

ÁLCOOL ISOPROPILÍCO ISOPROPANOL

(Foto: Implastec)

Leia Também:

  • Silicone líquido: Tipos e para que serve
  • Plástico filme stretch: o que é e qual sua finalidade
  • BPA: o que é e para que serve o Bisfenol A

Por exemplo, o álcool isopropanol dissolve bem as gorduras, óleos, resinas, acetatos de celulose, dentre outras substâncias utilizadas na preparação de tintas e vernizes.

Seu uso é amplamente feito no setor industrial, por exemplo, em fábricas de eletro eletrônicos, cosméticos e na indústria farmacêutica.

Além de ser usado cotidianamente na limpeza de vidrarias e equipamentos de uso em laboratórios.

Fórmula do Álcool isopropanol

A fórmula química do álcool isopropanol ou isopropilico é representada do seguinte modo: C3H80. Isso significa que este álcool é formado por carbono (C), hidrogênio H) e por oxigênio (O).

O álcool isopropanol é uma substância química que não possui cor e que apresenta forte cheiro.

Apresenta leve toxicidade se consumido ou se entrar em contato direto com a pele. Em caso de contato indevido com o álcool isopropanol deve-se imediatamente procurar ajudar hospitalar.

Para que serve o Álcool isopropanol

O álcool isopropanol é amplamente utilizado tanto no uso domiciliar quanto no industrial, como mencionado no tópico anterior.

Também usado por técnicos de laboratório, artesãos, joalheiros, profissionais que trabalham com polimento automotivo, por exemplo, dentre outros profissionais.

caracteristicas do Alcool isopropanol
(Foto: centerclinica.ru)

Seu uso é indicado para a limpeza de peças e componentes de produtos eletrônicos, utilizado para a limpeza de vidros, incluindo de lentes oculares.

Por exemplo, se aplica o álcool isopropanol em peças que ficaram muito tempo sem funcionar de um computador.

Pois, essa aplicação, faz com que elimine o que se chama de eletricidade estática. Seu uso é sugerido para limpar placa de vídeo e placa de rede, por exemplo.

Também é usado para limpar eletrodomésticos, etiquetas de preços e a cola usada em rótulos por exemplo.

Manchas na tela de notebooks e em celulares são facilmente retiradas com o uso do álcool isopropanol.

Além disso, pode ser usado para a manutenção de aviões, neste caso, o álcool é utilizado como fluido para a refrigeração nos sistemas anticongelantes.

Pode ser empregado em gráficas, onde faz parte o processo de impressão conhecido como offset.

Além de poder ser utilizado como um dos compostos em produtos antissépticos, desinfetantes e detergentes enzimáticos.

Características do Álcool isopropanol

As principais características do álcool isopropanol são sua capacidade de se misturar com a água, etanol, éter e também com o clorofórmio. Sua porcentagem de água é de aproximadamente 1%.

Esse detalhe faz com que o álcool isopropanol seja muito eficiente como solvente para muitas substâncias de origens distintas.

Dessa forma, sendo um ótimo solvente de materiais plásticos, resinados naturais, óleos, gorduras, entre outros.

Apresenta fácil combustão, possui rápida evaporação, deve ser manuseado e armazenado com cuidado pelo usuário.

Este álcool difere de outros como etanol e metanol por ser facilmente retirado de uma solução de meio aquoso por meio pela adição de sais.

Por todas essas características fazem com que o isopropanol seja de amplo uso na execução de várias atividades.