monomero-de-estireno

Estireno: o que é, aplicações

O estireno (insumo básico do Poliestireno) é obtido através do etilbenzeno, que por sua vez é derivado do benzeno e do eteno. Apresenta excelentes características como fácil processamento e coloração, baixa resistência ao impacto e baixa resistência as intempéries.

Para a obtenção de estireno que há muito tempo está em evidência no mercado: utiliza-se o processo PO/SM para a produção do óxido de propeno, do qual o estireno é subproduto. Resultando em menor custo para a indústria.

O monômero de estireno (também conhecido como STY, estireno, vinil benzeno, feniletileno, estirol, estiroleno, cinameno, styron e ainda cinamol) é um líquido oleoso e transparente, incolor a amarelado, com odor “adocicado”. Apresenta a fórmula C8H8 e evapora facilmente, além de ser também inflamável.

 O que é um estireno?

O estireno é uma substância formada de hidrocarboneto aromático não saturado. Este composto é um precursor do poliestireno, um material translúcido, rígido e de elevado interesse para a indústria de sintéticos.

Sua fórmula química é C6H5CHCH2. Quando na temperatura ambiente possui uma consistência líquida oleosa e incolor. O estireno apresenta alta volatilidade, possuindo um aroma “adocicado” que em altas concentrações seu odor pode se tornar desagradável.

monomero-de-estireno
Foto: R4Nautic

A reação da polimerização adicionada com agentes de expansão fornecerá o conhecido isopor ou ‘esferovite’, além de outros materiais plásticos, como a fibra de vidro.

O estireno é encontrado naturalmente em vegetais, como folhas e frutos e na carne vermelha de animais. No entanto, nestes exemplos o estireno é frequentemente encontrado em baixas concentrações.

Quais usos do estireno?

O estireno pode ser empregado para a produção de inúmeros produtos plásticos. Por exemplo, borracha artificial, escovas, fibra de vidro, tubagens, embalagens para alimentos, componentes para automóveis e embarcações.

No nosso dia a dia, podemos encontrar facilmente produtos que são formados a base deste produto como estojos para CD’s e DVD’s, malas e cases para bagagens. Os principais setores em que são usados os estirenos são na fabricação de brinquedos, embalagens descartáveis, construção civil, eletrodomésticos e de calçados.

Sem dúvida, um dos produtos mais famosos feitos a partir do estireno é o isopor, que por sua vez, pode ser utilizado em várias situações do nosso cotidiano.

Nesse aspecto, o uso do estireno permitiu a redução de preços de muitos produtos.

Aplicações do estireno

O estireno pode ser aplicado na indústria farmacêutica para a produção de máscaras cirúrgicas e  filtros solares com boas características.

Na categoria da produção de cosméticos, têm sido produzidos fotoprotetores, delineadores, condicionadores só para citar alguns exemplos.

Seu uso ainda pode ser aplicado na produção de materiais escolares como para a criação do corpo das canetas esferográficas, régua e borracha escolar.

O isopor, um dos produtos feitos a partir do estireno, pode ser aplicado para o uso em materiais de construção, isolamentos elétricos e  forros para capacetes.

Além disso, o estireno pode ser utilizado para a produção de isolamento acústico, térmico e elétrico em casas.

estireno
Foto: Mercado Livre

O lado positivo da aplicação deste produto é que sua reciclagem é muito mais fácil.

Média de preço do estireno

O preço do sintético químico estireno varia enormemente dependendo do revendedor, sendo que essa variação pode ser explicada pelo preço do insumo que influencia diretamente a precificação final deste produto no mercado.

O valor deste sintético pode chegar até mais de 8.000 reais. Com uma variação mínima entre os valores de 600 a 700 reais.

Uma boa opção neste contexto é solicitar cotações que podem ser feitas on line ou ainda por telefone. Por exemplo, você pode cotar no site rdinternational.com.br ou pela companhia brasileira de estireno (CBE) pelo endereço (nei.com.br).

A demanda pelo estireno cresce anualmente conforme dados do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento). Desse modo, fica evidente que este monômero trata-se de um importante insumo para a indústria.