mezanino

Mezanino: o que é, para que serve

O mezanino é um recurso que os grandes arquitetos usam, para criar lindos efeitos visuais, que têm funções práticas e de muito uso dentro de uma construção, que muitas vezes temos a chance de usarmos em um projeto arquitetônico, mas muitas vezes as pessoas não o usam em suas obras.

A origem da palavra é italiana Mezannino, consiste em ser um andar intermediário entre o andar térreo e o andar superior de uma construção.

Geralmente o acesso se faz por uma escada exclusiva a ele ou comum aos outros andares, ou seja, a escada serve para o próximo andar, passando também pelo mezanino.

Neste artigo vamos ver com mais detalhes tudo sobre mezanino, basta acompanhar a leitura e tirar suas dúvidas.

O que é mezanino?

É de fácil compreensão o que é mezanino e como ele é construído. Basicamente, o mezanino é uma estrutura que funciona como um andar intermediário entre o térreo e o andar superior da construção, caso existam andares na obra.

Agora se a construção for de apenas um andar, o mezanino é então é o  que fica entre o chão e o teto, mas não formando um andar paralelo na construção. Você pode construir esta estrutura sendo acessada por uma escada, e sua construção é bem simples, usando materiais como placas de madeira, vigas de aço e muita criatividade.

Mas para ter segurança que seu mezanino está construído de forma correta, é recomendado que seja adicionada uma estrutura de concreto para a sustentação. Lembre-se que esta estrutura de concreto pode ser uma coluna, uma parede a mais ou até mesmo a plataforma com a qual o mezanino é construído.

O mezanino é muito usado em casas que tem o pé direito alto, porque aí fica um espaço de sobra para a sua instalação, e é muito popular em lofts (que são espaços geralmente rápidos e sem repartições) que usam o mezanino para criar novos ambientes.

Para que serve o mezanino?

Pensando em um ambiente residencial, o mezanino pode ser um ambiente de transição, ou seja, um corredor de passagem ou pode ainda ser um espaço para um determinado como uma sala de estar, de TV, entre outras funções que sua criatividade mandar.

mezanino moderno
Foto: Decoratorist

Agora um mezanino para um comércio ou indústria é chamado de sobreloja, e pode ser usado como depósito para estoque de material, pode ser uma sala de escritório com uma vista privilegiada para todo o negócio que fica abaixo do nível onde ele se localiza.

Qual a altura ideal para fazer um mezanino?

A dúvida de quem quer construir um mezanino, está relacionada com a altura mínima que a casa deve ter para que o projeto arquitetônico fique correto. Então nesse caso, é recomendado é que cada pavimento tenha no mínimo 2,10 metros.

Agora, a altura ideal para o mezanino é que a casa  tenha um pé direito duplo, com altura total com cerca de 5,40 metros, porque assim, cada pavimento ficaria com 2,70 metros, isto faria uma diferença tanto na estética , como na eficiência do projeto.

Então uma casa com pé direito duplo já é o início para a construção de um mezanino, mesmo que a ideia de ter um andar intermediário seja futura, o ideal é já fazer a obra com o pé direito estendido.

Lembre-se que o mezanino não deve ocupar o pavimento todo, é indicado que a área construída fique entre um terço a um meio em relação ao térreo.

Tipos de mezanino

Temos alguns tipos de mezanino que variam de acordo com o material em que são construídos:

De concreto

Uma obra que inclui um mezanino de concreto precisa ser acompanhada por um engenheiro civil/arquiteto, para fazer a inclusão do recurso no momento do planejamento.

Saiba que o mezanino de concreto é feito da mesma forma que segue a construção de uma casa, e por isso o processo é mais lento e complexo, porque é preciso fazer uma estrutura de escoramento e esperar pela secagem da laje.

Mezanino-de concreto
Foto: Estunbahmusic

 

Vale a pena destacar alguns prontos:

  • O piso intermediário é feito do mesmo material da casa , o que dá a sensação de continuidade do projeto.
  • O uso do concreto pode deixar a construção mais lenta e faz muita bagunça durante a execução da obra.

De madeira

Vamos ver alguns pontos importantes deste tipo de projeto:

mezanino-madeira
Foto: Cidade dos Sims
  • O piso intermediário pode ser feito de madeira, e para isso é necessário contratar uma empresa especializada neste tipo de construção.
  • Usar a madeira pode garantir em uma construção, uma obra mais rápida e com menos sujeira, porém tem custo elevado.
  • Esteticamente pode resultar em um projeto sofisticado, rústico ou vintage, a depender da escolha da madeira.

Metálico residencial/de aço

Além do preço ser mais barato, a instalação do projeto ainda é rápida e fácil, porque existem empresas especializadas que fazem a confecção do mezanino de acordo com o gosto do cliente.

Este tipo de mezanino dispensa toda a sujeira da obra.

mezaninos de metal
Foto: Visual Cobertura Serralheria

Saiba que o uso do material metálico na obra, pode deixar a casa com toques industriais, e então podem influenciar positivamente na decoração.

Mezanino na arquitetura

O mezanino é um elemento arquitetônico capaz de criar belos efeitos visuais e de trazer novas funções ao espaço construído.

Então, sempre que tiver a chance, recomendo que você aproveite o potencial desse ambiente em seus projetos.

mezanino

O mezanino é uma boa solução para casas pequenas e chama a atenção de quem precisa de um cômodo a mais na casa.

Em um mezanino, você pode abrir um escritório, um ateliê, uma sala de cinema e até mesmo um quarto.

Saiba que o olhar de um arquiteto apresenta espaços mais integrados e harmônicos. Isso acontece porque o mezanino muitas vezes funciona como um elo que conecta cômodos localizados em diferentes níveis.

Mezanino na construção civil

A construção do mezanino pelo sistema Steel Frame fornece muitas vantagens se comparado às outras formas de se construir um mezanino.

Além de ser mais barato em relação ao benefício/custo o desempenho e o tempo de entrega, são fatores que fazem a diferença.

Outro ponto importante é que a preocupação com o peso da estrutura deixa de existir, porque além de todos os benefícios do Steel Frame é uma solução construtiva leve, chegando a ser 4 vezes mais leve que uma parede padrão.