masterbatch

O que é Masterbatch?

O masterbatch diz respeito a pigmentos que basicamente atribuem cores a resinas termoplásticas. Sendo de amplo uso no setor industrial nos últimos anos pelo mundo.

Este tipo de pigmento apresenta uma gama de boas características que diferenciam dos outros pigmentos orgânicos e inorgânicos atualmente disponíveis. É importante mencionar que ainda há poucas fabricantes no Brasil desse produto.

Os masterbatches podem ser encontrados em preto e branco e em diversas cores, cada variação com propriedades distintas.

As resinas termoplássticas que possuem masterbatches como aditivos acabam ganhando propriedades como anti-UV, se tornam anti-chamas, dentre outras.

Ao longo deste artigo apresentamos o conceito do masterbatch, suas principais utilizações e no final citamos uma breve lista com os principais fabricantes deste produto no Brasil.

O que é masterbatch?

Em uma linguagem química os masterbatches correspondem a compostos plásticos formados por uma ou mais aditivos que são capazes de alterarem características de polímeros como, por exemplo, resinas termoplásticas.

Leia Também:

masterbatch
Foto: Market Trends

Em outras palavras, os masterbatches são compostos utilizados para colorir ou aditivar diversos tipos plásticos como PP, PE, PS, ABS, EVA e SAN através de um dos processos conhecidos como extrusão.

Existem diferentes tipos de masterbatches no mercado brasileiro, podemos destacar os seguintes: quanto aos tipos de masterbatches estes podem ser de forma granulada quando estão associados a polímeros resultantes do procedimento de incorporação dos colorantes em resinas termoplásticas.

Os granulados não modificam as propriedades do produto final, sendo que possibilitam a troca de cores de forma rápida e econômica, apresentam elevado poder de tingimento, alta dispersão de colorantes dentre outras boas características.

Desse modo, estas resinas plásticas que compreendem o pigmento, o denominado veículo polimérico e os seus aditivos, todos eles juntos formam um só elemento.

Conforme a temperatura atua há grande efeito sobre os masterbatches que saem do estado sólido e passam para o líquido, dessa maneira, são adicionados à composição dos plásticos e finalmente conferem cor a tais peças.

Por sua vez, há masterbatches líquidos quando estão associados a plastificantes ou produtos similares e os menos comuns que são em sua forma de pastas e em pó ou Dry-Blends.

Dentre as modificações que os masterbatches podem ocasionar são alterações mecânicas, propriedades físicas, dentre outras.

Ao contrário dos outros aditivos disponibilizados no mercado, os masterbatches não contaminam o meio ambiente, apresentam melhor custo-benefício, são produtos de fácil manuseio, são de médio volume de aplicação e estoque.

Utilização do masterbatch

Os masterbatches são utilizados amplamente no setor industrial da chamada transformação plástica para os processos de laminação, injeção, extrusão, sopro, rotomoldagem, sopro e termoformagem para quase todos os tipos de resinas.

masterbatchs
Foto: O portal da revista Plástico Moderno

Além dessas atribuições, os masterbatches são empregados em diversos produtos como fios e cabos, embalagens plásticas em geral, filmes agrícolas, produtos descartáveis, produtos da construção civil, bens de consumo, brinquedos e em automóveis.

Dentre os concentrados similares encontrados no mercado, estes são os mais requisitados pelas indústrias, por ser altamente versátil e se adequar facilmente aos diversos processos como extrusão de filme, perfil, dentre outros.

Fabricantes de masterbatch

Atualmente podem ser encontrados alguns fabricantes de masterbatch de ótima qualidade como a empresa Realmaster que se encontra no mercado há mais de 15 anos.

Outras opções são Cromaster que está no mercado de masterbatch desde 1999, sediada em São Paulo.

Ecomaster Indústria de Produtos Químicos LTDA com endereços em São Paulo e no Rio de Janeiro, trabalham com masterbatch branco, preto e colorido.

Fábrica Termocolor fabricante situada em Diadema em São Paulo estão em atividade desde 1984.

Fábrica Multicolor situada na cidade de Farroupilha no Rio Grande do Sul, estão no mercado desde 1983.

FGresinas, uma fábrica de masterbatches coloridos, que iniciou suas atividades nos anos 2000.

Esses são os principais fabricantes de masterbatch no Brasil.