You are currently viewing Copolímero: como é usado?

Copolímero: como é usado?

O copolímero consiste em um tipo especial de plástico obtido do mecanismo da polimerização de monômeros diferentes.

Como os copolímeros apresentam uma grande variedade de características que o tornam mais resistentes há vários processos como choques, intempéries, variações na temperatura, entre outros, acabou ganhando largo uso na indústria.

Podemos até não perceber diretamente, mas, muitos dos produtos e artefatos que estão presentes em nosso cotidiano são formados por copolímeros, por exemplo, telefone, embalagens plásticas, em alguns brinquedos e solados de calçados.

Mas seu maior destaque é o emprego no setor automobilístico sendo utilizado para a fabricação de pneus e muitos acessórios e peças, como painéis, grades enfim.

No presente artigo, apresentamos o conceito, diferenças e os principais usos dos copolímeros.

O que é copolímero?

Os copolímeros podem ser definidos como um conjunto de polímeros formados pela adesão de diferentes tipos de monômeros.

Leia Também:

copolimeros
Foto: TEDE UFAM

Como são constituídos por diferentes monômeros esse fato acaba por atribuir muitas características que permitem o uso industrial dos copolímeros. Sendo, portanto, materiais plásticos com vários usos comerciais.

Existem muitas combinações de copolímeros, dentre elas podemos citar alguns grupos de copolímeros que são os alternantes, os aleatórios, em bloco, os grafitizados, dentre outros.

Além disso, os copolímeros mais conhecidos são as famosas borrachas sintéticas como ABS, Buna-S e Buna-N.

Copolímero e homopolímero, diferenças

De modo técnico o copolímero se diferencia do homopolímero por ser resultante do processo de polimerização entre dois ou mais monômeros diferentes, enquanto que os homopolímeros são obtidos da polimerização de apenas de um único monômero.

Vale ainda mencionar que os homopolímeros são polipropilenos resistentes a altas temperaturas e apresentam boa resistência química.

Esse tipo plástico é empregado para a produção de dobradiças, peças automobilísticas, embalagens para alimentos, fibras e monofilamentos, dentre outros.

Por sua vez, os copolímeros são transparentes, apresentam resistência química, mais flexível e resistente do que o homopolímero. Seus usos serão apresentados mais afrente neste artigo.

Usos de copolímeros

Como foi previamente mencionado, os copolímeros são estruturas químicas versáteis e com ótimas características que o tornam mais resistentes se compararmos com outros materiais plásticos.

Diante disso, os copolímeros são usados para a produção de borrachas sintéticas como ABS (Acrilonitrila-Butadieno-Estireno) de amplo uso na fabricação de pneus, telefones, brinquedos (por exemplo, blocos de montar).

Além de instrumentos de plástico como flautas, usado em impressoras, peças de móveis, em diversas embalagens e para películas de aparelhos elétricos, produção de autopeças como grades, retrovisores, painéis e eletroeletrônicos.

A Buna-N é empregada para a produção de mangueiras de uso residencial, revestimentos para tanques de gasolina e gaxetas (peças de vedação).

A Buna-S por sua vez é utilizada para isolamentos de cabos elétricos, bandas de rodagem de pneus, solados para calçados e para demais artefatos.

O EVA é obtido a partir do copolímero de Etileno-Acetato de Vinila que possuem largo uso em diversos setores fabris como na confecção de brindes, brinquedos, laminação, adesivos hot melt (cola quente), coating (revestimentos), blendas e para uso em atividades de artesanato, dentre outros.

O polipropileno copolímero é empregado na confecção de utilidades domésticas,  frascos e embalagens em geral.

Os copolímeros de Estireno são utilizados em eletrodomésticos por exemplo nas tigelas de batedeiras e processadores, copos de liquidificador, e para a produção de algumas autopeças.

O copolímero de Acrilolitrina-Estireno-Acrilato (ASA) por possuir alta resistência a impactos, às intempéries, elevada rigidez e estabilidade térmica são utilizados na fabricação de eletrodomésticos e de peças automotivas.

Por sua vez, o copolímero de Butadieno e Acrilonitrila (NBR) é conhecido como a borracha nitrílica, esses copolímeros são utilizados na indústria automobilística para a produção de peças que estão em contato com combustíveis.

Esses foram alguns exemplos das utilizações dos copolímeros que fazem parte direta e indiretamente do cotidiano.