todos-tipos-plasticos

Conheça os tipos de plástico

Hoje em dia, é difícil de imaginar nossa vida sem os diversos tipos de plástico que são usados na garrafa do refrigerante preferido, nas canetas, seu celular, enfim, muitos produtos que tornaram nossa vida mais prática e confortável. Não é mesmo?

Diferentes tipos de plástico são usados em produtos de uso cotidiano por serem uma matéria-prima de baixo custo de produção e apresentarem boa durabilidade, configuram a melhor opção no uso fabril de utensílios diversos.

Os tipos de plástico (termoplásticos, termorrígidos) se distinguem em algumas características como estrutura e extensão dos seus polímeros, que são obtidos de uma parcela do petróleo, denominadas nafta.

Nesse contexto, a grande maioria dos objetos que usamos diariamente é constituída por algum tipo de plástico.

Tipos de plástico  

Existem sete tipos de plástico de acordo com a Sociedade Americana de Indústrias de Plástico.

São eles: PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS e uma categoria genérica, chamada ‘outros’ plásticos. E cada um desses se destina para a produção de diferentes produtos para o nosso dia a dia.

tipos de plastico
Foto: Terra Serviços

Eles ainda podem ser classificados em dois grupos, termoplásticos e termorrígidos (termofixos). Os termoplásticos são os mais usados na produção de produtos para uso no nosso cotidiano. Enquanto que os Termorrígidos são aqueles que não derretem quando aquecidos.

Por exemplo, os termoplásticos são utilizados para a fabricação de garrafas de refrigerantes, sucos, água mineral, frascos de shampoo, sacos de pão, recipientes para detergentes, construção de equipamentos para sinalização como cones e placas. Leiat também sobre a reciclagem de plástico no Brasil

Como identificar tipos de plástico

A identificação do tipo de plástico que determinado produto foi produzido, pode ser feita do seguinte modo:

As fábricas aplicam selos nos seus produtos que são simbolizados por triângulos formados por setas. Possuem como função básica, alertar qual o tipo de material plástico está presente.

Por exemplo, no Brasil, existe uma norma técnica conhecida pelo NBR 13.230 2008 que está em conformidade com normas internacionais. Essa norma separam os plásticos sete grandes grupos.

Como (1) PET, (2) PEAD, (3) PVC, (4) PEBD, (5) PP, (6) PS e uma última categoria, (7) “outros”.

tipos-plasticos
Foto: Sindiplast

O lado negativo, é que ainda há empresas que não obedecem esta norma e que acaba por dificultar sua identificação pelo consumidor e posteriormente para a possível reciclagem.

Quais são os tipos de plásticos não recicláveis?

Nem todo tipo de plástico pode ser utilizado para a reciclagem. Nesse caso, estamos falando dos plásticos agrupados na categoria dos termorrígidos. Conheça mais sobre Reciclagem no Brasil

Termorrígido corresponde aos plásticos que são resistentes ao aquecimento. E essa característica os impede de serem reutilizados. Aqui no Brasil, representam aproximadamente 20% de todo o plástico consumido.

todos-tipos-plasticos
Foto: Fun Verde

Como exemplos destes plásticos, estão os mais usados: PU e EVA.

PU (poliuretano) é o plástico usado na produção da espuma do colchão, preservativos, carpetes, tintas e peças de plástico rígidas para a indústria automobilística.

EVA (acetato de vinila) suas características mais notórias são a sua flexibilidade e sua resistência simultânea. É amplamente utilizado na indústria de calçados. Ainda é empregado em acessórios para academias de musculação, brinquedos e brindes.

Quais são os tipos de plásticos recicláveis?

O tempo que o plástico demora a se decompor no meio ambiente é variável, por exemplo, uma sacola plástica, que é facilmente recebida em supermercados demora aproximadamente 500 anos para se decompor por completo, enquanto uma embalagem de refrigerante demora cerca de 400 anos.

Os tipos de plásticos que podem ser reciclados são classificados como termoplásticos, derretem facilmente em altas temperaturas.

Nessa categoria estão plásticos PET (garrafa de refrigerante), PEAD (fabricação de caixas de leite), PVC (fabricação de cones), PEBD (sacolas de pão), PP (usado como componente de pilas e baterias).

Sabendo disso, é importante reconhecermos quais são os tipos de plásticos que podem ser reciclados e os que não podem, para que dessa forma evitaremos/reduziremos a poluição da natureza.