oleo_silicone_industrial

Silicone líquido: Tipos e para que serve

O silicone líquido pode ser usado para diversas finalidades sejam elas no ambiente industrial ou domiciliar.

As mais utilizadas no uso industrial são no segmento automotivo na fabricação de juntas, na elétrica para o isolamento de fios e cabos, e na odontologia, por exemplo, na confecção de moldes de silicones para a fabricação de próteses dentárias.

Por sua vez, no uso domiciliar, podemos citar uso do silicone líquido para a lubrificação de teclados de computadores e limpeza de inúmeros utensílios plásticos.

Por possuírem ótimas qualidades como baixa toxicidade, estabilidade térmica, resistência à luz ultravioleta (UV), propriedades de isolamento elétrico e não dão condição para o crescimento microbiológico (por exemplo, bactérias) fizeram com que este produto ganhasse muito espaço nestes nichos.

Média de preços, benefícios e riscos, onde posso encontrar?

No mercado brasileiro você pode encontrar o silicone líquido numa faixa de preço entre R$ 9, 00 a R$ 152, 00. Há para sua disposição muitos sites onde você pode adquirir este produto facilmente.

Para facilitar sua busca, indicamos que consulte as seguintes lojas on line, e que estão há bastante tempo no mercado, pois apresentam bons preços: lojaposil.com.br, atacadodoartesanato.com.br e wurth.com.br.

Por se tratar de um produto de fácil acesso e apresentar fácil manipulação este produto tem sido de grande valia para os diversos setores da sociedade.

Aqui é importante destacar que seu uso no corpo humano deve ser evitado por oferecer sérios riscos a saúde do paciente.

Abaixo, apresentaremos as principais aplicações do silicone líquido em nossa sociedade.

Silicone líquido para artesanato

Dentre as muitas aplicações do silicone líquido, um público especial adora utilizá-lo na fabricação de suas obras de artes manuais, sim, estou falando dos artesãos, que a cada dia que se passa utilizam com mais frequência este produto por ser de fácil manuseio, baixo custo e apresentarem bons acabamentos.

silicone liquido
Foto: Asa Tecidos                                               

O silicone líquido pode ser usado com os seguintes materiais: papéis, papelão, isopor, madeira, espuma, borracha, couro, alguns tipos de tecidos e até mesmo com metais.                                                Vale destacar, que uma das atividades mais utilizadas do silicone por artesãos consiste na fabricação de moldes para a criação de miniaturas de biscuit.

Atualmente, existem disponíveis no mercado brasileiro inúmeras variações de silicone líquido, o critério de escolha parte da necessidade de cada artesão.

Silicone líquido automotivo

No setor automotivo é amplamente utilizado e o mais concentrado, sendo aconselhado para aquelas pessoas que buscam um brilho intenso e por bons acabamentos em seus carros.
Este também pode ser aplicado nos painéis plásticos e em forros das portas. Mas, por questão de segurança o seu uso não é recomendado para a limpeza de tapetes e volantes, pois deixarão estas superfícies lisas, diminuindo a aderência por parte do condutor do veículo, dessa forma podendo oferecer riscos.

silicone-liquido-automotivo
Foto: Veiculos                                                     

Sua maior indicação é para as peças e partes do carro que apresentam desgaste. Uma boa dica, é que o silicone deva ser aplicado em pequenas quantidades para que seja evitado o aspecto de engorduramento na peça que foi aplicada o produto.

 Silicone líquido industrial

Em outros segmentos industriais podem ser utilizados para limpeza de peças de avião, impermeabilização de azulejos, entre outras finalidades.

Para uso de vedação é indicado para muitas superfícies de pias, e para esquadrilho de alumínio.

oleo_silicone_industrial
Foto: Indusfios Distribuidora de Aviamentos                                                                                            

Outras aplicações podem ser feitas em superfícies de madeira, alvenaria e metal que conferem um bom acabamento a estes espaços.

Confere aos produtos a recuperação do brilho original das partes plásticas. Na indústria aeroespacial, o silicone é empregado em juntas de motores das aeronaves, aumentando a segurança e permitindo a redução de gastos com a manutenção.

Ainda nesta indústria, o silicone por atuar na redução de ruídos, sendo usado nos armários no interior de aeronaves, nos dutos de ventilação e nos sistemas de iluminação LED.

Silicone líquido spray

O silicone líquido spray pode ser utilizado para a proteção de materiais plásticos, emborrachados e metálicos. Atua na redução do desgaste e ruídos, diminuindo o atrito entre peças.
Lubrificam fechaduras, dobradiças, trilhos de cortinas e persianas. Além disso, em regiões litorâneas seu uso é indicado para minimizar os efeitos da maresia.

silicone-liquido-impermeabilizante-spray
Foto: Mercado Livre             

Nos materiais metálicos, este silicone protege estes objetos dos efeitos da oxidação, corrosão e ferrugem, dessa forma, auxiliando no prolongamento da vida útil destes objetos.
Para os materiais plásticos e de borracha, seu uso evita o ressecamento destas peças, além disso, protegem dos efeitos da radiação solar, dos famosos raios U.V. (ultra-violeta), lubrifica-os e dão brilho. Desse modo, o silicone líquido corresponde a um importante aliado no nosso cotidiano.

Silicone líquido em Gel

O silicone líquido na versão em gel também pode ser empregado para a limpeza, proteção e lubrificação de peças, assim como os silicones em spray e o automotivo.

Diferentemente dos outros silicones, sua composição é produzida a base de água. Dessa forma, sendo de fácil aplicação, não escorre quando aplicado sobre a superfície desejada, contribuindo para evitar o desperdício.

A principal característica deste tipo de silicone ao contrário dos demais mencionados anteriormente é que por não possuírem solventes em sua constituição química, quando aplicados no objeto que se quer limpar não dão aspecto de engorduramento.

Outras boas características do silicone líquido em gel é que este produto não acumula poeira e ainda oferecem alto rendimento e odor agradável ao ambiente.