telhas-de-aco-sanduiche

Telhas sanduíches: o que é, vantagens e durabilidade

As telhas sanduíches são também conhecidas como telha termoacústica, está entre os onze tipos de telhas encontradas no mercado. Quando for iniciar uma construção um dos pontos cruciais está na escolha do telhado.

Ele deve ser feito de forma que não haja problemas no futuro, como por exemplo, infiltração, além de outros problemas. Para construir você deve levar em conta, além da parte estrutural, os tipos de telhas variadas, cada uma com suas especificidades como transparência, leveza, sofisticação e conforto térmico.

Neste artigo veremos um tipo específico de telhas, as telhas sanduíches, sua definição, suas vantagens e desvantagens e sua durabilidade, dentre outros detalhes.

O que é telha sanduíche?

As telhas sanduíches são formadas por duas chapas metálicas que podem ser fabricadas com aço galvanizado. Dentro da telha sanduíche há um isolante, normalmente de isopor ou poliuretano, assim formando um conjunto da seguinte forma: telha metálica + isolante + telha metálica.

telhas-de-aco-sanduiche
Foto: CG Toldos

 

Por ter essa formação é que ela recebe o nome de telha sanduíche. Lembre-se que ela é também conhecida por telas termoacústica. Este material que forma o isolante é formado por lã de rocha, lã de vidro, EPS, PU ou PIR. Existem dois tipos de telha sanduíche:

Telha sanduíche dupla: essas telhas sanduíches são as mais usadas. São formadas de duas chapas metálicas e um revestimento termoacústico em seu interior.

Telhas sanduíches simples: são mais baratas, essas telhas possuem apenas uma chapa de aço na parte exposta ao ambiente, revestimento térmico no meio e uma folha de alumínio na parte de baixo.

Veja também mais sobre Telhas transparentes.

Preço da telha sanduíche

O preço das telhas sanduíches costuma ser contabilizado nos revendedores através da medida por metro quadrado.

Saiba que a telha sanduíche pode ser encontrada através de diversos fabricantes e por valores diversos, dependendo da região em que você mora. Geralmente, os preços de telhas sanduíches de zinco e isopor varia de 44,00 reais a 72,00 reais por metros quadrado dependendo das condições já citadas anteriormente.

Medidas das telhas sanduíches

Vamos usar as telhas sanduíches com o isolante de isopor, este isolante é de 30mm, mas pode variar de acordo com o nível de isolamento que se deseja.

O peso da telha varia de 12 a 14kgs por metro quadrado.

Agora com relação ao tamanho, você encontrará disponível no mercado telhas sanduíches com largura de 1 metro e comprimento que pode variar de 2,27 metros até 8,13 metros. Você também pode saber mais sobre telhas ecológicas valor vantagens e ver o que é melhor para sua obra.

Vantagens e desvantagens da telha sanduíche

São muitas as vantagens deste tipo de telha, como por exemplo, elas funcionam como revestimento para telhado, ela também pode ser usada como divisórias e vedação. Além disso, podem ser usadas para vedar fachadas e até mesmo criar paredes, pois são feitas sob medida.

Se você quiser que a telha entre na decoração, saiba que as faces metálicas da telha sanduíche, podem ser pintadas com tintas eletrostática.

telha-sanduiche
Foto: ConstruindoDECOR

Essas telhas podem ser usadas em projetos de grande porte a pequenas escalas e dispensam forro.

Desvantagens das telhas sanduíches:

  • Custo elevado da telha;
  • Custo elevado de aplicação;
  • Difícil reciclagem;
  • Não reflete os raios UV.

Outras vantagens ou benefícios seguem abaixo

  1. Proporciona grande redução de ruídos externos, barreira acústica de 20 a 30 decibéis;
  2. Fornece 90% da redução térmica para fechamento e coberturas, de forma que geram mais economia do que outras alternativas disponíveis no mercado;
  3. Possui ação retardante em caso de incêndios (retarda as chamas);
  4. É impermeável ,ou seja, não absorvem água;
  5. Por ser isolante a telha sanduíche ajuda na economia doméstica, porque controlando a temperatura ambiente, então acabam dispensando o ar condicionado.
  6. O controle térmico que a telha fornece evita o superaquecimento das coberturas, evitando assim, a condensação e gotejamento de água.

Como instalar telhas sanduíches

A instalação dessas telhas é fácil, mas existem algumas especificidades  que devem ser observadas. Em primeiro lugar, a telha deve ser colocada em uma das extremidades do telhado. Em seguida é preciso esticar uma linha pela borda da mesma, até a outra extremidade.

Tenha cuidado e preste atenção: a distância da linha até a parede do lado oposto ao que está a telha, seja igual a da extremidade da telha posicionada até a parede.  Após alinhar telha, marque o local dos furos, nestes furos passarão os parafusos ou grampos de fixação. Então retire a telha e faça a furação nos pontos marcados.

Fixe a primeira telha e após encaixar perfeitamente a segunda, acertando-a pela linha. Faça isso até o final. Lembre-se que as telhas sanduíches devem sempre ser fixadas pela “bica alta”. Outro ponto importante é que os parafusos devem ter vedação para evitar goteiras no caso de contato com a água. Existem modelos e tamanhos de qualquer diferenciador, é preciso muita atenção para o tipo de peça para fixação na estrutura.

O termino fica por aqui, espero que lhe tenha sido útil, qualquer dúvida deixe abaixo nos comentários que eu lhe retorno em breve.