Rolo-de-plástico-bolha

Plástico bolha: benefícios e utilidades

O plástico bolha surgiu nos anos 50 e de lá para cá tem ganhado mais espaço no setor comercial ao redor do mundo.

Tudo isso em virtude de suas características, tais como ser um material reciclável, atóxico e seu custo-benefício, o que faz com que se torne uma das melhores opções em produtos que servem para proteger objetos.

Do ponto vista funcional, é um produto que confere proteção a diversos materiais, sendo amplamente utilizado na indústria, especialmente para o transporte seguro de diversos tipos de mercadorias.

Curiosamente, muitas pessoas quando se deparam com o plástico bolha não hesitam em estourar as suas ‘bolhas’.

Neste artigo, apresentamos as principais informações sobre o plástico bolha, incluindo informações sobre seu papel e benefícios.

O que é o plástico bolha?

O produto conhecido como plástico bolha é um tipo de revestimento plástico caracterizado por possuir bolhas contendo ar que são recobertas por duas camadas de polietileno vedadas.

Leia Também:

Rolo-de-plástico-bolha
Foto: The Packaging Company

O plástico bolha é obtido da substância química denominada polietileno, que é um polímero (agrupamento de partículas menores) que é submetida a um processo de extrusão, ou seja, de cristalização parcial, entre 50 a 60%, que avaliza flexibilidade.

O polietileno usado nesse procedimento é o de baixa densidade (PEBD ou LDPE). Essa substância específica confere aos seus produtos algumas características tais como flexibilidade, elevada resistência a colisões, estabilidade e propriedades elétricas.

Todas essas propriedades conferem ao plástico bolha sua alta capacidade de preservar objetos durante o transporte, dentre tantos outros produtos frágeis.

Principais utilidades

Atualmente, são conhecidos sete tipos diferentes de plásticos bolhas, são eles: padrão, light, soft, dupla-face, picotado, filme bolha ‘encolhível’, plástico bolha grosso. Cada um destes tipos é para uso específico.

plástico-bolha
Foto: TeckPlast

O plástico bolha é um produto que possui inúmeras aplicações, especialmente no setor alimentício, automobilístico, metalúrgico, moveleiro, dentre outros segmentos.

A função primordial deste produto é garantir proteção contra choques e eventuais quedas. Por ser muito flexível, este produto consegue envolver produtos de todos os formatos.

Vale lembrar que essa proteção só é garantida devido à presença das bolhas em sua superfície.

Além dessa, pode ser empregado para uso como embalagem externa para peças de porcelana, vidro e outros materiais frágeis.

Outras utilidades podem ser citadas, tais como sua funcionalidade como isolante térmico e sonoro, podendo ser usado em casa para proteger frutas, produtos guardados dentre outros.

Benefícios do uso

Para o segmento fabril usar o plástico bolha é menos dispendioso do que optar pelo papelão por exemplo.

Além disso, os produtos envolvidos neste material não ocupam tanto espaço seja no armazém ou no caminhão quando comparado com o papelão ou outros produtos de proteção.

Como é um produto muito flexível essa característica permite que o plástico bolha se adeque facilmente a um grande número de peças ou objetos, sendo que para peças pesadas é necessário que se envolva mais de uma camada para garantir a proteção da mesma ou use o plástico bolha padrão que é o mais adequado para este fim.

O plástico bolha é impermeável o que garante que o produto que ele está envolvendo não vai ficar úmido.

É resistente confere proteção contra fortes impactos a diversos materiais, e macio, sendo por isso usado em feiras livres para proteção no transporte de frutas como por exemplo, maças, peras e uvas.

Além disso, possui uma vida útil muita grande, o que em muitas vezes permite a sua reutilização para outras operações de transporte e armazenamento de materiais.

Depois de não ser mais aproveitado para suas funções típicas, pode usar o plástico bolha pra a confecção de peças e decorações artesanais.

Essas foram algumas das principais características do plástico bolha. Um dos mais importantes protetores de equipamentos na indústria e no transporte.