A escolha do piso é ideal na sua construção, hoje será apresentado aqui, vantagens e desvantagens do piso de madeira. Há momentos em que o proprietário de qualquer que seja o imóvel não tem como deixar de lado o quesito estético. E não pode existir preocupação maior quando se trata de fisionomia na estrutura da propriedade do que o acabamento (entende-se como acabamento piso e revestimento).
Um dos pisos “queridinhos” do consumidor ainda é o de madeira. Com seu estilo mais voltado ao “camping”, a matéria-prima demonstra certa adaptação aos diferentes ambientes em que é instalado, sejam estes clássicos ou modernos (mesmo com seu aspecto rústico).
Entretanto, é de suma importância atentar-se às suas complicações, valores, durabilidade e qualidade dos diversos produtos que tem por todo o mercado. A tarefa não se resume basicamente em optar pelo “mais bonito”. Venha entender mais detalhes!
Tipos de piso de madeira
Dentre a lista de opções, há três tipos de pisos que compreendemos como importante explicar boa parte de suas características. Seriam eles, respectivamente: Parquet de madeira, madeira de demolição, taco de madeira e assoalho de madeira. Leia também nossa matéria sobre piso laminado.
Piso Parquet de madeira
O piso Parquet de madeira é formado por peças de tamanho reduzido que, juntos, desenham-se como figuras geométricas. É um piso conhecido por seus instaladores por sua complexidade – pincipalmente no contrapiso – e lentidão no decorrer da instalação.
Para ser instalado é usado pó de serragem, a fim de corrigir as falhas, além de resina à base de água e sinteco. A dilatação, espaço entre as peças, é mínima. Um ponto positivo desse tipo é ele ser mais lavável que os demais (só que é sempre fundamental ter zelo por se tratar de madeira).
Piso de madeira de demolição
Os pisos de demolição podem ser uma boa pedida aos quais tem bastante preocupação e atitudes ecológicas. Em alguns casos é produzido com espécies de madeiras raras (nessas ofertas, os preços com certeza são superiores).
Também é famoso por sua resistência de ponta e tem essa nomeação em causa do material ser recolhido de prédios demolidos. Os tipos de madeira utilizados são a peroba rosa e a canela-preta.
Piso Taco de madeira
Há inúmeros estilos dessa espécie, portanto seria uma das melhores escolhas aos quais buscam modelos arquitetônicos peculiares e não um modelo mais “padronizado”. Os mais famosos são os formatos de “zigue-zague”, “escama de peixe” e “espinha”. Em relação à instalação, o piso permite ser instalado em várias posições (remodelando seu desenho).
Também se comporta bem nos mais variados ambientes (versátil) e tem alta durabilidade. Muitos consumidores acabam caindo numa dúvida sobre a compra desse produto em mérito de ter uma fisionomia considerada “antiga”. Contudo, isso não o impede de envernizá-lo e lixá-lo, incorporando uma nova “cara” ao seu chão.
Assoalho de madeira
Muito provavelmente está entre os favoritos quando tratamos sobre pisos de madeira. Diverge dos demais em decorrência de ser constituído por matéria-prima pura. Ou seja, estruturalmente não é realizada nenhuma modificação. Em contrapartida, o seu formato passa por algumas mutações antes de ser comercializado ao consumidor final.
Mesmo com sua beleza em seu molde rústico, na maioria dos casos, sempre tem um mesmo estilo e com valores mais elevados, o assoalho tem suas vantagens: extremamente resistente (mais espesso) e uma alta demanda para adquiri-la.
Por outro lado, as reclamações mais frequentes de seus usuários são a facilidade de ser riscada (o piso se desgasta rapidamente) e, com o tempo, a tendência é a mesma emitir ruídos num tanto incômodos.
Agora que já se aprofundou um pouco mais sobre os tipos e suas peculiaridades, vamos ao próximo tópico antes de cravar qual gênero de piso de madeira mais convém: os valores.
Preço do piso de madeira
Não é possível fixar valores intocáveis pelo simples fato de ter que ser levado em consideração: marca, região onde mora (frete), meio de compra (internet, loja física) e outros quesitos determinantes a fim de estipular valores.
Leia também sobre a aplicação de sinteco.
Não há relevantes diferenças em gastos para um piso convencional (exceto madeiras nobres, maciça e etc.). É possível encontrar, por exemplo, pisos laminados por volta de R$ 30,00. Tudo isso é planejado, moldado e executado de acordo com seu orçamento.
Vantagens e desvantagens desse tipo de piso
Como toda aquisição, o seu produto tem fatos positivos e negativos. Por isso, atente-se ao quão prejudicial esse fator negativo do seu produto lhe afetará. Similar acontece com o positivo: o seu valor. Entenda, agora, os fatores benéficos e maléficos do piso de madeira em seu chão.
Iniciaremos pelas vantagens:
Conforto ao seu ambiente: O piso de madeira é pouco atingido pelas variações na temperatura de sua casa e, por conseguinte, o material sempre mantém uma temperatura nem tão quente e nem fria: o adequado para quem quer estabilidade.
Polivalência: O uso da madeira dá um toque diferenciado em seu chão não importa o cômodo nem a finalidade do local: quarto, sala, sala de jantar, escritório, restaurante. Seu charme é inconfundível e utilizável em, praticamente, todos os ambientes desejados.
Facilidade na limpeza: Uma das incontáveis razões do apreço geral das pessoas pelo piso de madeira é a facilidade de limpar; sua tonalidade escura colabora já para que conserve uma aparência clean. Basta uma varrida, aspirada ou um esfregão com os produtos aceitos ao material.
Durabilidade: Como citado em todas as definições dos tipos de piso, embora requisite de manutenções constantes, é visto como muito durável e resistente.
Leia agora suas desvantagens:
Vulnerabilidade ao contato com água: Não seria nenhum absurdo fundamentar o argumento que é a maior “pedra no sapato” de seus usuários. A madeira, costumeiramente em qualquer circunstância, requer cuidado máximo do contato com a água, para evitar deteriorá-la,
Manutenção estética: É efêmera a tonalidade da madeira e sua bela fisionomia. Indispensável é a manutenção incisiva com o seu piso, encerando-o regularmente.
Banheiro e lavanderia: É estreitamente recomendável que não os instale em áreas onde se tem muito contato com a água sendo quase impossível não molhar – casos como de banheiros e lavanderias.
Espero que a matéria sobre piso de madeira tenha sido útil na sua decisão!