acrlico

Tubo de acrílico: Formatos, características

O tubo de acrílico é obtido a partir do procedimento de fabricação conhecido como extrusão feito com matéria-prima pura, a metacrilato de metila (MMA).

Estes tubos são amplamente utilizados no setor fabril em vários segmentos como uso em máquinas industriais, produção de móveis, utensílios de uso doméstico.

E em distintos acessórios tais como troféus, displays, expositores, aparelhos luminosos, dentre outros.

Dentre as suas principais características se destacam a sua alta resistência à ruptura, considerável resistência às ações do tempo e fatores climáticos como chuva e exposição à temperatura.

Além desses, também pode ser citada sua excelência em transmitir luz, seu brilho e luz característica, são incolores e podem entrar em contato com alimentos aprovado pela FDA (Food and Drug Administration).

O que é o acrílico?

tubo de acrilico
Foto: AcrilCenter Acrílicos

É um termoplástico, ou seja, um plástico que pode ser facilmente moldado quando exposto a determinadas temperaturas.

Essa sua característica ainda permite que o acrílico possa passar por processos tais como dobra, colagem, injeção e termoformagem para se obter diferentes formatos das peças de acrílico.

Suas características físicas tornam um material bastante resistente e mais transparente do que o próprio vidro.

Sendo por isso, conhecido por muitos como vidro acrílico, lembrando que suas características são imensamente diferentes.

Com o passar dos anos, o acrílico ganhou muito espaço que era de vidro, em decorrência de ser um material mais leve, mais resistente, fácil de moldar e por ser totalmente reciclável.

Seu uso atual pode ser visto nos setores automobilísticos, óticos, arquitetônicos e da construção civil, só para citar os mais importantes.

Cores do acrílico

O acrílico pode ser encontrado em uma grande variedade de cores, como neon, glitter, translúcidas, transparentes e nas texturas lisa, fosca e diversa.

A escolha das cores do acrílico vai depender do projeto que se quer executar. Portanto, saber um pouco sobre as características da cor pode ser muito útil na hora de iniciar qualquer projeto.

Por exemplo, o glitter e o neon, são ótimas opções para a produção de produtos para brindes e festas que explorem temáticas coloridas.

Por outro lado, os produtos de acrílico que são translúcidos ou transparentes são mais indicados para a produção de troféus, medalhas e expositores comerciais.

Formatos do acrílico em tubo

Basicamente, existem 3 formatos do acrílico que são o tubo, a chapa e o tarugo. Todos eles possuem suas próprias especificações.

acrlico
Foto: Alibaba

Quanto aos tubos, existem dois tipos, o com costura e o sem costura. São ideais para uso industrial, no setor da usinagem quando se necessita de materiais com ótima transparência.

As chapas também conhecidas como cast estão disponíveis no mercado com vários tamanhos e espessuras.

Corresponde a uma das opções mais econômicas, contudo, algumas podem apresentar pequenas distorções.

Por sua vez, os tarugos ou tarugos cast é uma espécie de acrílico de alto acabamento.

Atualmente, podem ser encontrados em 3 formatos, forma redonda, de hexágono e quadrado.

Aplicações do acrílico

O acrílico é um tipo de plástico bastante versátil, desse modo, seu uso é muito amplo, com especial destaque na aplicação da iluminação de ambientes, móveis, itens de uso doméstico, tubulação de gases e líquidos e visores de passagem.

São usadas também para a produção de utensílios para uso em escritório, expositores (display) de produtos para venda, placas e equipamentos de sinalização.

E em barreiras acústicas, além de ser utilizado na produção de uma enorme diversidade de brindes.

Por tudo isso, o tubo de acrílico é muito procurado por inúmeras empresas em decorrência das suas características comentadas no início deste artigo.

Cabe mencionar que seu uso em processos industriais que há necessidade de se visualizar substâncias em meio transparente, por exemplo, em visores de nível, colocam o tubo de acrílico entre os plásticos mais requisitados no meio industrial atualmente.