ISO 14001: o que é, qual sua origem

O ISO 14001 é uma norma que incorpora elementos que contribuem para a redução do impacto industrial de organizações para com o meio ambiente.

As empresas ou grupos industriais que possuem essa certificação conseguem obter muitos benefícios, incluindo seu fortalecimento no mercado, uma vez que, cada vez mais pessoas estão procurando produtos e serviços oriundos de empresas que respeitem o meio ambiente.

Muitas empresas tem buscado o melhoramento de seu sistema de gestão ambiental a fim de mostrar para o mercado, para seus clientes e organizações que a mesma quer ficar em consonância com as práticas comerciais sustentáveis.

Nesse cenário, o presente artigo mostrará como funciona a certificação do ISO 14001, seus objetivos, benefícios e como implantá-lo em uma indústria.

O que é a ISO 14001?

O certificado de Gestão Ambiental ISO 14001 atesta responsabilidade ambiental no desenvolvimento das atividades de uma organização/empresa.

Leia Também:

Iso 9000: o que é, vantagens e importância

iso14001
Foto: Certificacao ISO

Tal norma configura uma orientação sobre como considerar aspectos de suas compras, desenvolvimento de produtos, fabricação, para que haja redução do impacto dessas atividades no meio ambiente.

Além disso, a ISO 14.001 inclui elementos centrais do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) a serem utilizados para Certificação/registro.

Para obtenção e manutenção desse certificado, a organização se submete a auditorias periódicas, desenvolvidas por uma empresa certificadora, em conformidade com o INMETRO e outras organizações internacionais.

Qual é a origem da ISO 14001?

A sigla ISO é oriunda da expressão em inglês ‘Organização Internacional de Normalização’ a mesma é constituída por especialistas de diversos países com a finalidade de desenvolver padrões internacionais de qualidade.

Tais padrões são feitos de forma voluntária baseados em consenso sobre aspectos importantes do mercado. Por sua vez, no Brasil a ABNT foi a resónsável por inserir esta certificação.

A ISO 14001 faz parte da série 14000 que se refere a normas de padrões ambientais com objetivo de abordar temas como: sistemas de gestão ambiental; rotulagem ambiental; dentre outros.

Quais são os objetivos da ISO 14001?

O principal objetivo dessa norma é permitir que organizações possam atender as suas necessidades socioeconômicas em equilíbrio com o meio ambiente.

Alguns objetivos são: Proteger o meio ambiente por meio da prevenção ou mitigação dos impactos ambientais; Mitigar potenciais efetivos das condições ambientais na organização/empresa;

Controlar o modo que os produtos e serviços da organização são projetados, fabricados, utilizando para tanto perspectiva de ciclo de vida que possa prevenir o deslocamento involuntário dos impactos ambientais dentro do ciclo de vida;

Alcance dos benefícios financeiros e operacionais resultantes do respeito ambiental.

Quais são os benefícios da ISO 14001

Os principais benefícios em uma organização possuir a certificação ISO 14001 correspondem à melhora substancial na gestão ambiental, reduzindo a quantidade de resíduos e a utilização de energia.

ciclo-de-vida-do-produto
Foto: Comfort Central Latam

Melhora a eficiência, reduzindo os custos de funcionamento de sua empresa, demonstra conformidade, aumentando as suas oportunidades de negócios, cumprimento das obrigações legais, alcançando maior participação das partes interessadas e a confiança da clientela.

Prepara para mudança de contextos dos negócios com segurança, aumento das possibilidade de financiamentos, devido ao bom histórico ambiental e redução de riscos de acidentes, de sanções legais.

Como implementar a ISO 14001 em uma indústria

A obtenção dessa norma é um pouco mais complicada do que obter o certificado ISO 9001. A legislação pertinente ao Direito Ambiental não é tão simples e  será necessário fazer um levantamento minucioso da situação da empresa.

Todo o processo demora, entre 10 até 18 meses. Casos mais complicados e incomuns, esse período pode ser superior.

Tudo isso depende de fatores como: tamanho da empresa e do grau de envolvimento da direção.

A organização deve passar por uma consultoria para o processo de implementação e auditoria interna. A certificação cabe a organismos independentes, como a SGS e o Bureau Veritas Quality International, por exemplo.

Dessa forma, para obter certificação ISO 14001, a organização deve se comprometer com as causas ambientais.

ESSE CONTEÚDO FOI ÚTIL? COMPARTILHE!