Nos dias atuais as empresas devem possuir uma gestão de qualidade para que assim possam se destacar em seu nicho de atuação frente as suas concorrentes.
Como se sabe, o mercado está cada vez mais competitivo o que acaba por exigir que as empresas (independente do segmento) optem por modelos diferenciados de atuação e gestão para terem êxito com suas metas.
Em todo esse processo, um dos principais elementos é sem dúvida o cliente, dessa forma, é de grande importância que a empresa faça uso do modelo de gestão de qualidade através do sistema de gestão de qualidade.
Se uma empresa oferece produtos e serviços de qualidade prezando pela satisfação dos clientes, certamente terá maior probabilidade de alcançar ótimos resultados.
O que é gestão de qualidade?
O termo gestão de qualidade pode ser entendido como uma ferramenta para gerir seja uma empresa ou uma instituição com foco principal para o alcance da melhoria da qualidade, uso dos melhores procedimentos e oferta dos seus serviços.
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Nesse cenário, o objetivo geral é permitir que a empresa ou instituição possa oferecer sempre um serviço ou um determinado produto com excelente qualidade.
Para que assim possa atender as exigências da sua clientela exigente e consequentemente do mercado em que a empresa está inserida. Tornando-a uma empresa cada vez mais competitiva.
Para que as empresas alcancem suas metas e até possam superar suas expectativas é fundamental que seus gestores tenham um entendimento mínimo sobre a gestão de qualidade.
Sistema de gestão de qualidade nas empresas
Em seu conceito mais completo o sistema de gestão de qualidade (SGQ) diz respeito à reunião de elementos que são ligados entre si, associados na forma de organização, que executa atividades como uma peça de engrenagem.
Tudo isso para corresponder à política de qualidade e aos objetivos que a empresa apresenta.
De modo resumido, o SGQ é utilizado para que a empresa padronize suas atividades e alcance um alto nível de qualidade em seus serviços e produtos para cativar seus clientes.
Exemplos de gestão de qualidade
É importante mencionar que não são somente as grandes empresas que devem aderir ao sistema de gestão de qualidade, isso é válido também para as pequenas e micro empresas.
A seguir citaremos algumas destas empresas que conseguiram ótimos resultados nos últimos a partir da adesão da gestão de qualidade.
No segmento do agronegócio, há destaque para a Fazenda Padre Cícero, localizada no município de Cacimbinhas no estado de Alagoas.
No setor industrial destaque para a empresa Rioar, do Rio do Sul, estado de Santa Catarina. Deram um elevado salto de gestão a partir do SGQ.
Outro exemplo é a Cooperativa Educacional de Eunápolis, do município de Eunápolis, estado da Bahia. Oferecem educação de qualidade para a comunidade utilizando os recursos mais recentes da tecnologia.
Gestão de qualidade ferramentas e técnicas
As ferramentas e técnicas de gestão de qualidade são utilizadas tanto para aprimorar os produtos e serviços que uma empresa possui quanto para detectar as falhas de gestão e operação.
Algumas destas ferramentas são: análise de Swot trata-se de uma técnica de poder administrativo. De amplo uso para possibilitar o aumento do poder competitivo dentro do mercado.
O diagrama de Ishikawa, utilizada por gestores para detectarem algum problema específico. Corresponde a um método simples para encontrar e solucionar problemas.
O FMEA (Failure mode and effect analysis), indicada para analisar possíveis falhas ou inoperâncias em produtos e serviços. Ótimo recurso para se buscar melhorias contínuas no aprimoramento dos mesmos.
Uma ferramenta atual é a 6-Sigma que é utilizada para medir o desempenho de produtos. Nesse caso se utiliza análises estatísticas para suprimir as falhas apresentadas por produtos.
Como visto a gestão de qualidade não pode ser negligenciada nem deixada em segundo plano, pois pode ocasionar prejuízos para a empresa.