Plastbrinq

Menu
  • Plástico
  • Sintéticos
  • Máquinas
  • Reciclagem
  • Construção
  • Sustentabilidade
Home
Sustentabilidade
Gestão de qualidade nas empresas: ferramentas e técnicas

Gestão de qualidade nas empresas: ferramentas e técnicas

20 de janeiro de 2020

Nos dias atuais as empresas devem possuir uma gestão de qualidade para que assim possam se destacar em seu nicho de atuação frente as suas concorrentes.

Como se sabe, o mercado está cada vez mais competitivo o que acaba por exigir que as empresas (independente do segmento) optem por modelos diferenciados de atuação e gestão para terem êxito com suas metas.

Em todo esse processo, um dos principais elementos é sem dúvida o cliente, dessa forma, é de grande importância que a empresa faça uso do modelo de gestão de qualidade através do sistema de gestão de qualidade.

Se uma empresa oferece produtos e serviços de qualidade prezando pela satisfação dos clientes, certamente terá maior probabilidade de alcançar ótimos resultados.

O que é gestão de qualidade?

O termo gestão de qualidade pode ser entendido como uma ferramenta para gerir seja uma empresa ou uma instituição com foco principal para o alcance da melhoria da qualidade, uso dos melhores procedimentos e oferta dos seus serviços.

Leia Também:

  • ISO 9001: o que é e para que serve
  • ISO 14001: o que é, qual sua origem
  • Iso 9000: o que é, vantagens e importância
qualidade para seu negocio

Foto: Noticias de Hacia

Nesse cenário, o objetivo geral é permitir que a empresa ou instituição possa oferecer sempre um serviço ou um determinado produto com excelente qualidade.

Para que assim possa atender as exigências da sua clientela exigente e consequentemente do mercado em que a empresa está inserida. Tornando-a uma empresa cada vez mais competitiva.

Para que as empresas alcancem suas metas e até possam superar suas expectativas é fundamental que seus gestores tenham um entendimento mínimo sobre a gestão de qualidade.

Sistema de gestão de qualidade nas empresas

Em seu conceito mais completo o sistema de gestão de qualidade (SGQ) diz respeito à reunião de elementos que são ligados entre si, associados na forma de organização, que executa atividades como uma peça de engrenagem.

Tudo isso para corresponder à política de qualidade e aos objetivos que a empresa apresenta.

De modo resumido, o SGQ é utilizado para que a empresa padronize suas atividades e alcance um alto nível de qualidade em seus serviços e produtos para cativar seus clientes.

Exemplos de gestão de qualidade

dicas de gestão de qualidade

Foto: SIMEON – Estratégia para Ação

É importante mencionar que não são somente as grandes empresas que devem aderir ao sistema de gestão de qualidade, isso é válido também para as pequenas e micro empresas.

A seguir citaremos algumas destas empresas que conseguiram ótimos resultados nos últimos a partir da adesão da gestão de qualidade.

No segmento do agronegócio, há destaque para a Fazenda Padre Cícero, localizada no município de Cacimbinhas no estado de Alagoas.

No setor industrial destaque para a empresa Rioar, do Rio do Sul, estado de Santa Catarina. Deram um elevado salto de gestão a partir do SGQ.

Outro exemplo é a Cooperativa Educacional de Eunápolis, do município de Eunápolis, estado da Bahia. Oferecem educação de qualidade para a comunidade utilizando os recursos mais recentes da tecnologia.

Gestão de qualidade ferramentas e técnicas

As ferramentas e técnicas de gestão de qualidade são utilizadas tanto para aprimorar os produtos e serviços que uma empresa possui quanto para detectar as falhas de gestão e operação.

Algumas destas ferramentas são: análise de Swot trata-se de uma técnica de poder administrativo. De amplo uso para possibilitar o aumento do poder competitivo dentro do mercado.

O diagrama de Ishikawa, utilizada por gestores para detectarem algum problema específico. Corresponde a um método simples para encontrar e solucionar problemas.

O FMEA (Failure mode and effect analysis), indicada para analisar possíveis falhas ou inoperâncias em produtos e serviços. Ótimo recurso para se buscar melhorias contínuas no aprimoramento dos mesmos.

Uma ferramenta atual é a 6-Sigma que é utilizada para medir o desempenho de produtos. Nesse caso se utiliza análises estatísticas para suprimir as falhas apresentadas por produtos.

Como visto a gestão de qualidade não pode ser negligenciada nem deixada em segundo plano, pois pode ocasionar prejuízos para a empresa.

Tweet
Anterior
Próximo

Related Articles

iso 9000
A certificação ISO 9000 atesta que empresas possuidoras deste certificado …

Iso 9000: o que é, vantagens e importância

iso14001
O ISO 14001 é uma norma que incorpora elementos que …

ISO 14001: o que é, qual sua origem

Churrasqueira ecologica
A churrasqueira ecológica é a nova sensação entre os apreciadores …

Churrasqueira ecológica: benefícios, o que é e como fazer

iso-9001
A ISO 9001 pode ser implantada em qualquer sistema empresarial …

ISO 9001: o que é e para que serve

Comente este artigo:

Cancelar resposta

Mais lidas:

  • Plástico higroscópico: Temperatura e tempo de secagem
    5 de fevereiro de 2020 0
  • manta no telhado
    Manta Térmica para Telhado: Conheça suas Vantagens …
    26 de fevereiro de 2020 0

Publicidade

Plastbrinq

Páginas

  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Copyright © 2021 Plastbrinq

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh