iso

ISO 9001: o que é e para que serve

A ISO 9001 pode ser implantada em qualquer sistema empresarial que possui a intenção de melhorar os seus produtos e práticas de trabalho para atender melhor a sua clientela.

Nos dias atuais, cada vez mais os consumidores estão procurando empresas prestadoras de serviços e produtos que atendam as suas necessidades prezando pelo bom atendimento e respeito, inclusive com a causa ambiental.

Desse modo a certificação ISO 9001 garante ao cliente um excelente serviço ou produto respeitando todas as normas legais em voga em cada país.

Por tudo isso, fica evidente que empresas ou instituições que optam por essa certificação ganham mais espaço no mercado adquirindo novos consumidores.

Ao longo deste artigo apresentaremos os principais conceitos sobre a certificação ISO 9001.

Qual foco da ISO 9001

Sem dúvida o foco é no cliente, pois, conforme o item 5.1.2 “As instituições devem estar comprometidas em oferecer soluções focadas nos consumidores”.

ISO 9001
Foto: McCauley Trailers

Isto é, oferecer serviços que atendam prontamente as necessidades e com muita dedicação superar as expectativas que a empresa traçou para determinado período.

Leia Também:

Uma vez que as empresas falham em não conseguir cativar sua clientela, as instituições empresariais ficam expostas aos riscos de perderem para as empresas concorrentes que fazem parte do mesmo segmento.

O que pode acabar por diminuir os lucros da empresa rapidamente.

Desse modo, se faz necessário que a empresa se comprometa em assegurar que:

As exigências dos clientes sejam atendidas sempre de forma rápida, os serviços e os produtos oferecidos devem sempre estar com qualidade compatível para atender a demanda e as exigências dos consumidores para que a satisfação do cliente seja alcançada e consequentemente mantida.

Para que serve e o que é a Iso 9001

A ISO 9001 corresponde a uma espécie de sistema de normatização que possibilita que diversas empresas em diferentes localidades do mundo possam oferecer seus serviços com muita qualidade para melhor satisfazer seus consumidores e com baixo impacto ambiental, sendo, portanto, consideradas empresas sustentáveis.

iso-9001
Foto: Comicro

Basicamente, a ISO 9001 serve para aprimorar a gestão de uma empresa, permitindo rapidez em seu desenvolvimento dos seus serviços prestados para que a qualidade do empreendimento só aumente.

Especialistas no assunto afirmam que uma empresa quando opta pela certificação ISO 9001 estão buscando um diferencial para os seus negócios e aumentando a credibilidade com seus clientes.

Diante disso, as empresas querem conseguir ocupar novos nichos no mercado e com isso proporcionar aumento da clientela deve se submeter ao processo de certificação da ISO 9001.

Requisitos da Iso 9001

Para a obtenção da certificação ISO 9001 as empresas e as instituições devem apresentar alguns requisitos para estarem aptas a  concorrerem esta certificação, tais como: consignações que documentem a política da qualidade e dos objetivos da qualidade da empresa; um prontuário da qualificações;

Apresentar os procedimentos documentados solicitados por esta normativa; apresentação dos registros necessários à organização para garantir o programa, a operação e o controle eficiente dos processos a serem desenvolvidos.

É importante salientar que existem vários outros requisitos para obtenção da certificação ISO 9001, dentre estes se destacam: apresentação de mapas, gráficos, fluxogramas e descrições de processos empresariais; representações organizacionais; plano de especificações; instruções para o trabalho ou de ensaio das atividades a serem realizadas pela instituição; Informações com registros das comunicações internas a empresa;

Além desses, fazem parte dos requisitos, os cronogramas das atividades de  produção; Inventários de fornecedores aprovados; estratégias de ensaio e vistoria; Planos para a qualidade empresarial ou institucional.

Todos esses itens acima mencionados fazem parte do pacote de requisitos para que uma empresa ou instituição possa obter o status do ISO 9001.

Finalmente, a ISO 9001, consiste especialmente em um tipo de “pacto” de comprometimento que envolve os fatores qualidade de serviço ou de produto, respeito ao cliente e a questão ambiental.