A churrasqueira ecológica é a nova sensação entre os apreciadores do bom e velho churrasco que é feito para reunir familiares e amigos aos fins de semana para o simples divertimento ou para a comemoração de algum evento.
Entre suas principais características estão à redução do uso do carvão vegetal quando se compara com churrasqueiras antigas e a novidade é que não há produção de fuligem.
Muitas pessoas se preocupam se o sabor sofre alteração, mas a resposta é não, o sabor é mantido, o que muda mesmo é apenas o mecanismo de funcionamento, uma vez que utiliza o gás para aquecer o carvão.
Até a produção de uma destas não é uma tarefa complicada como será mostrado mais adiante.
O que é uma churrasqueira ecológica?
A churrasqueira ecológica ganhou este nome por não fazer uso do carvão vegetal e consequentemente não produzir fumaça durante seu funcionamento.
Saiba mais sobre Telhas ecológicas.
De um modo geral, funcionam a partir de um sistema de aquecimento a gás que fazem o aquecimento de rochas vulcânicas.
Quando então aquecidos na temperatura ideal, estas rochas assumem o papel do carvão vegetal, como dito, mas sem produção de fuligem (fumaça).
Quem já fez uso deste equipamento garante que o alimento não altera o sabor quando comparado com a churrasqueira tradicional.
Como funciona uma churrasqueira ecológica
Neste modelo de churrasqueira, o carvão é posto em um determinado compartimento localizado lateralmente, de uma forma que há o envolvimento da grelha e dos espetos.
Abaixo da grelha existe uma bandeja que coleta a gordura oriunda do churrasco, assim evitando a acumulação de resíduos, isto é, impedindo que a gordura goteje sobre o carvão provocando a fumaça.
Tudo isso faz com que o uso do carvão seja reduzido pois há maior conservação do calor em seu interior, concentrando no churrasco e não dispersando para o exterior da churrasqueira.
Como sua principal característica é evitar a produção de fumaça, não há necessidade da instalação de equipamentos como coifas e dutos de exaustão.
churrasqueira ecológica embutida
Neste novo cenário, muitos estão optando pela churrasqueira ecológica embutida para suas casas, para colocarem na cozinha ou em um espaço mais apropriado.
Como geralmente apresentam tamanhos pequenos a médios, o que facilita sua fácil locomoção para vários lugares, as de modelo embutido podem se tornar uma boa escolha caso queira mantê-la em lugar fixo combinando com o restante da decoração do espaço.
Como fazer uma churrasqueira ecológica
Uma churrasqueira ecológica pode sim ser feita em casa manualmente, no entanto, algumas habilidades são necessárias.
Desse modo, baseado em um tutorial disponibilizado no youtube, segue o passo a passo:
A primeira etapa é construir um compartimento utilizando barras de metal e estruturas (chapas) de inox, em seu interior, devem ser colocadas duas grades com furos, uma será a grelha, enquanto a outra servirá para receber o carvão.
Entre as grades, coloca-se uma bandeja para evitar que a gordura entre em contato com o carvão aquecido e gere fumaça. Esse é um método útil para se fazer um churrasqueira ecológica.
Benefícios de uma churrasqueira ecológica
O sucesso que está alcançando entre os apreciadores de churrascos pode ser devido a alguns benefícios tais como:
Seu uso reduz a agressão ao meio ambiente, pois não há produção de fumaça que poluiria o ar, contribuindo para o aquecimento global. Além de reduzir a necessidade de uso do carvão vegetal em grande quantidade.
Essas churrasqueiras são perfeitas para lugares pequenos como apartamentos e casas que não possuem quintais. Pois apresentam tamanho moderado adequado para estes lugares, como cozinhas e até mesmo varandas.
Outro importante benefício é o fato de seu uso não alterar o sabor da carne, saiba que só há mudança quanto basicamente a produção de fumaça, no mais, todas as características de um bom churrasco são preservadas.