You are currently viewing Plástico higroscópico: Temperatura e tempo de secagem
Foto: TPU Hot Melt Adhesive Film

Plástico higroscópico: Temperatura e tempo de secagem

Em termos químicos um plástico higroscópico é aquela que absorve muita umidade do meio, ou seja, que absorvem água do ambiente com bastante facilidade.

Como por exemplo, as poliamidas, que são polímeros termoplásticos com grande uso na produção de tecidos de nylon, para confecção de vestuário destinado aos praticantes de musculação e demais esportes.

Além das poliamidas, os metais alcalinos, os hidretos e os seguintes plásticos PVC, POM e PA, por exemplo, são também higroscópicos.

Um exemplo bem conhecido de um produto higroscópico é a sílica em gel que funciona como um produto desumidificante.

Ela é frequentemente colocada em caixas de calçados e de outros produtos para retirar a umidade. Dessa forma, prolongando a durabilidade do produto em condições normais.

O que é um produto higroscópico?

Existem vários tipos de produtos higroscópicos como alguns materiais empregados na construção civil, pois como absorvem a umidade do meio acabam reduzindo a evaporação de água pelos seus poros.

Foto: TPU Hot Melt Adhesive Film

Por exemplo, o gesso beta, que por absorver e liberar bem a umidade da atmosfera faz com que este material atue como um agente inibidor de chamas.

Desse modo, o gesso beta é utilizado para fazer pré-moldados, divisórias, isolantes termoacústicos e também para paredes corta-fogo.

Influência da umidade em plásticos

A umidade é um grande fator de interferência para diversos tipos de plásticos. Dentre os principais efeitos negativos deste fator se destacam a formação de bolhas de ar, alterações em sua fluidez.

Além disso, há mudanças em suas propriedades mecânicas, surgimento de manchas causadas pela queima em consequência das altas temperaturas do vapor de água e os chamados “espirros na peça”.

Resumidamente, a umidade é o fator que exige muita atenção para que não haja perda de propriedades físicas e mecânicas da substância higroscópica.

Como medir a umidade

A mensuração da umidade pode ser feita através de equipamentos específicos tais como o medidor de umidade móvel para termoplásticos Aquatrac modelo 3E da marca Technoservice.

Sendo uma das melhores opções no mercado para este fim conforme alguns sites especializados.

Temperatura do plástico higroscópico e tempo de secagem

A temperatura de substâncias higroscópicas pode varia grandemente de uma para outra, para citar como exemplo, a temperatura média da Amida do tipo PA11 e PA12 é de 90ºC, enquanto que para poliéster como o PET a temperatura é de 145ºC.

Todas essas variações de temperatura exigem que para cada material possua um tempo de secagem diferente um do outro.

A secagem de produtos higroscópicos é feita por meio de desumidificadores, secador de ar forçado, estufas de ar circulante e o funil aquecedor secador de polímeros.

Um desumidificador é usado para o processo de secagem de plásticos de uso na engenharia civil como a poliamida e o Pet.

O secador de ar forçado é mais utilizado para plásticos com boa resistência ao processo de hidrólise. Seu uso é de baixo custo, porém não apresenta alta eficiência na retirada da umidade dos higroscópicos.

As estufas de ar circulante do tipo bandeja é indicada fortemente para substâncias que não apresentam muita resistência a hidrólise como o polipropileno e o poliestireno.

Apesar de ainda serem utilizadas, estas estufas possuem alguns pontos negativos, pois possui pequena capacidade para remover a umidade, não recomenda-se seu uso para ABS, PBT e PC.

Ainda há o agravante de poder contaminar outras substâncias que estejam nas outras bandejas próximas na estufa.

Já o funil aquecedor secador de polímeros apresenta elevada eficiência para retirar a umidade dos materiais.

Por vezes, estes exemplos de equipamentos de secagem podem ter um preço um pouco alto. Uma das alternativas é o uso da injeção com aparelho de desgaseificação.

Como demonstrado, o plástico classificado como sendo higroscópico apresenta muitas aplicações, no entanto, o principal obstáculo para obter produto com qualidade é através da secagem correta.