O PEAD possui vantagens significativas em comparação com os outros polietilenos, permitindo um maior leque de utilizações, revitalizando o mercado, visto sua evolução natural quanto à confecção de novos usos. O PEAD também é mais forte e mais opaco que o PEBD e pode suportar temperaturas mais gravosas.
O que significa a sigla PEAD?
Dentre as resinas, o Polietileno (PE) é um dos polímeros mais empregados. Obtido a partir do gás etileno ou como subproduto do processamento do petróleo, o Polietileno é um polímero plástico obtido através de um processo de polimerização em baixa ou alta pressão, sendo classificado de acordo com a sua densidade, produzindo o PEAD (Polietileno de Alta Densidade).
Considerada a principal variação do polietileno, o PEAD (Polietileno de Alta Densidade) tem papel central dentre todos os polímeros plásticos existentes, sendo, portanto, valioso mercadologicamente.
O Polietileno de Alta Densidade (PEAD) é, não falho em dizer, o mais importante dentre as três variações de polietilenos (PE) devido às suas características intrínsecas, e não apenas isso, mas também ao enorme volume consumido em nível global. Além do mais, possui satisfatória densidade, e a uma estrutura mais cristalina.
Importante dizer, o PEAD também se configura como útil em aplicações para moldagem por sopro, tais como garrafas e outras bebidas não carbonatadas, além de tambores, reservatórios de combustível para automóveis. Graças à sua boa resistência físico-química, mostra-se igualmente utilizado como invólucro para muitos produtos químicos, seja de ordem doméstica ou industrial, como detergentes, cloro e ácidos.
O que é um tubo de PEAD?
O PEAD ou Polietileno de Alta Densidade é um plástico, como já falado, amplamente disseminado no mercado, tendo suas principais características físicas e químicas dignas do sucesso que provocam, enquadrando-o como o melhor material para o contato direto com alimentos “in natura” e industrializados.
Dito isto, os Tubos de Polietileno de Alta Densidade (tais tubos se mostram como um dos produtos mais conhecidos quando se fala de PEAD) são utilizados nas redes de saneamento de água, garantindo resistência a impactos, assim como resistência à influência química. Além de ser atóxico, permitindo transportar a água sem risco de contaminação, ou seja, preservando sua qualidade. São leves e flexíveis, podendo ser encontrados nos mais diversos tamanhos, visando (segundo sua disponibilidade) proporcionar eficácia aos mais diversos projetos.
A tubulação de polietileno de alta densidade pode ser utilizada em linhas de água potável, mas não apenas isso, águas residuais não ficam de fora, assim como lama, dejetos, produtos químicos, resíduos variados e gás comprimido. Na verdade, a tubulação de polietileno tem uma longa história de serviço aos setores de gás e petróleo, comprovando deste modo a preferência do cliente quanto ao objeto tratado nesse tópico.
Características
- Tubos de polietileno possuem menores custos durante o ciclo de vida do material;
- Estes tubos têm resistência à corrosão – não enferrujam, não apodrecem, e são livres de corrosão e incrustações;
- Suas soldas são à prova de vazamento, pois são fundidas e criam uma peça única, homogênea e monolítica, eliminando infiltrações, vazamentos, perdas e seus efeitos nocivos;
- Por não permitirem incrustações, tubos PEAD mantêm ótima vazão ao longo dos anos;
- Tubos PEAD possuem grande resistência ao golpe de ariete;
- Tubos em polietileno têm baixos níveis de necessidade de reparos.
Aplicação do PEAD
Resistente e durável, pode ser transformado em tubo, mangueira e até tanque de combustível. Possui alta densidade, como bem explana sua estrutura, e altas forças intermoleculares. A produção de um bom PEAD depende da seleção do catalisador. E todas as peças feitas com esse material são resistentes a altas temperaturas, assim como à tensão, compressão e tração. Dito isto até aqui, cabe salientar alguns outros exemplos quanto à sua aplicação:
- Frascos para: detergentes, shampoo, etc;
- Sacolas para supermercados;
- Caixotes para peixes, refrigerantes, cervejas;
- Frascos para pintura, sorvetes, azeites;
- Tambores;
- Tubulação para gás, telefonia, água potável, lâminas de drenagem e uso sanitário;
- Também é usado para recobrir lagoas, canais, fossas de neutralização, contra tanques, tanques de água, lagoas artificiais, etc.
Resistência do PEAD
Tem um baixo nível de ramificações, com alta densidade e altas forças intermoleculares. Resistente a altas temperaturas, pode também suportar alto nível de tensão, compressão e tração. Além do mais, possui baixa densidade em comparação com metais e outros similares.
Reciclagem do PEAD
Um dos materiais mais utilizados pelas indústrias por ser um material de baixo custo e reconhecida qualidade. Dado o grande volume de materiais descartados compostos por este tipo de plástico, verifica-se a importância da reciclagem de polietileno de alta densidade. É matéria-prima essencial para produtos em geral, tambores, tanques, tubulações e diversos outros.
A reciclagem do polietileno de alta densidade deve ser realizada por empresas especializadas, capazes de tornar embalagens, brinquedos, sacolas e demais objetos em novos produtos compostos por este material. A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu diretrizes sérias para o gerenciamento de resíduos, tendo como prioridade a reciclagem. É nesse contexto que pode ser entendida a reciclagem de polietileno de alta densidade.
Visando a prática de consumo sustentável de materiais nas indústrias, o PEAD deve ter prioridade, assim se mostra o entendimento de alguns. Em suma, a reciclagem de polietileno de alta densidade deve ser a alternativa priorizada, pois além dos efeitos positivos ao meio ambiente, possui excelente custo-benefício para indústria. Para isso, a parceria com uma empresa especializada em reciclagem de polietileno de alta densidade é fundamental.