O ISO 14001 é uma norma que incorpora elementos que contribuem para a redução do impacto industrial de organizações para com o meio ambiente.
As empresas ou grupos industriais que possuem essa certificação conseguem obter muitos benefícios, incluindo seu fortalecimento no mercado, uma vez que, cada vez mais pessoas estão procurando produtos e serviços oriundos de empresas que respeitem o meio ambiente.
Muitas empresas tem buscado o melhoramento de seu sistema de gestão ambiental a fim de mostrar para o mercado, para seus clientes e organizações que a mesma quer ficar em consonância com as práticas comerciais sustentáveis.
Nesse cenário, o presente artigo mostrará como funciona a certificação do ISO 14001, seus objetivos, benefícios e como implantá-lo em uma indústria.
O que é a ISO 14001?
O certificado de Gestão Ambiental ISO 14001 atesta responsabilidade ambiental no desenvolvimento das atividades de uma organização/empresa.
Leia Também:
Iso 9000: o que é, vantagens e importância
Tal norma configura uma orientação sobre como considerar aspectos de suas compras, desenvolvimento de produtos, fabricação, para que haja redução do impacto dessas atividades no meio ambiente.
Além disso, a ISO 14.001 inclui elementos centrais do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) a serem utilizados para Certificação/registro.
Para obtenção e manutenção desse certificado, a organização se submete a auditorias periódicas, desenvolvidas por uma empresa certificadora, em conformidade com o INMETRO e outras organizações internacionais.
Qual é a origem da ISO 14001?
A sigla ISO é oriunda da expressão em inglês ‘Organização Internacional de Normalização’ a mesma é constituída por especialistas de diversos países com a finalidade de desenvolver padrões internacionais de qualidade.
Tais padrões são feitos de forma voluntária baseados em consenso sobre aspectos importantes do mercado. Por sua vez, no Brasil a ABNT foi a resónsável por inserir esta certificação.
A ISO 14001 faz parte da série 14000 que se refere a normas de padrões ambientais com objetivo de abordar temas como: sistemas de gestão ambiental; rotulagem ambiental; dentre outros.
Quais são os objetivos da ISO 14001?
O principal objetivo dessa norma é permitir que organizações possam atender as suas necessidades socioeconômicas em equilíbrio com o meio ambiente.
Alguns objetivos são: Proteger o meio ambiente por meio da prevenção ou mitigação dos impactos ambientais; Mitigar potenciais efetivos das condições ambientais na organização/empresa;
Controlar o modo que os produtos e serviços da organização são projetados, fabricados, utilizando para tanto perspectiva de ciclo de vida que possa prevenir o deslocamento involuntário dos impactos ambientais dentro do ciclo de vida;
Alcance dos benefícios financeiros e operacionais resultantes do respeito ambiental.
Quais são os benefícios da ISO 14001
Os principais benefícios em uma organização possuir a certificação ISO 14001 correspondem à melhora substancial na gestão ambiental, reduzindo a quantidade de resíduos e a utilização de energia.
Melhora a eficiência, reduzindo os custos de funcionamento de sua empresa, demonstra conformidade, aumentando as suas oportunidades de negócios, cumprimento das obrigações legais, alcançando maior participação das partes interessadas e a confiança da clientela.
Prepara para mudança de contextos dos negócios com segurança, aumento das possibilidade de financiamentos, devido ao bom histórico ambiental e redução de riscos de acidentes, de sanções legais.
Como implementar a ISO 14001 em uma indústria
A obtenção dessa norma é um pouco mais complicada do que obter o certificado ISO 9001. A legislação pertinente ao Direito Ambiental não é tão simples e será necessário fazer um levantamento minucioso da situação da empresa.
Todo o processo demora, entre 10 até 18 meses. Casos mais complicados e incomuns, esse período pode ser superior.
Tudo isso depende de fatores como: tamanho da empresa e do grau de envolvimento da direção.
A organização deve passar por uma consultoria para o processo de implementação e auditoria interna. A certificação cabe a organismos independentes, como a SGS e o Bureau Veritas Quality International, por exemplo.
Dessa forma, para obter certificação ISO 14001, a organização deve se comprometer com as causas ambientais.